Preservação, conservação e restauração de documentos de arquivo
Em arquivologia existe uma preocupação com a integridade dos documentos ao longo das épocas, com o objetivo de se assegurar o acesso futuro a todos os arquivos. Por este motivo existem os conceitos sobre a preservação, a conservação e a restauração de documentos.
ATENÇÃO: Coloquei no final do artigo várias questões de concursos, que recomendo que faça todas, pois além de fixar melhor o conteúdo, você irá entender como este assunto é pedido nos concursos
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Conceitos:
Preservação:
O conceito de preservação envolve as atividades de conservação, armazenamento e restauração dos documentos. Preservação deve ser entendida como um conceito amplo, que abrange todas as medidas necessárias para a salvaguarda da integridade dos documentos arquivísticos pelo tempo que for necessário.
Através da preservação pode-se prevenir a deterioração e danos em documentos, por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico.
Técnicas de preservação: Climatização, desacidificação, encapsulação e fumigação;
Climatização: Adequação climática do ambiente.
Desacidificação: elevar o Ph do papel
Encapsulação: Encapsular os documentos entre folhas de poliéster transparente
Fumigação: Expor os documentos a vapores químicos para matar insetos e fungos
Conservação:
A conservação busca estender a vida útil do documento, procurando mantê-lo o mais próximo possível do estado físico em que foi criado, ou seja, tem como objetivo controlar as causas de degradação de documentos para que ele dure o máximo de tempo possível.
É um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).
Temos a conservação preventiva e curativa
Preventiva: (antes do dano). Na conservação preventiva ela toma medidas preventivamente para manter o documento, como temperatura ambiente por exemplo.
Curativa: (depois do dano). Ações para deter um processo de dano já presente ou esteja frágil e esteja se deteriorando rapidamente, podendo as vezes alterar o aspecto do documento. Ex.: Estabilizar um metal corroído.
Técnicas de conservação: Desinfestação, higienização ou Limpeza, alisamento e restauração (ou reparo);
Desinfecção: É o conjunto de técnicas responsáveis por eliminar micro-organismos, como fungos e bactérias, de documentos e de espaços de guarda.
Desinfestação: Combater insetos. O mais eficiente é a fumigação que é um tratamento químico.
Higienização ou Limpeza: Depois da fumigação. Pode ser usado uma escova adequada, aspirador de pó ou um pano macio.
Alisamento: Passar a ferro.
Restauração: Recuperar o documento caso esteja com dano.
Restauração:
A restauração, deve ser entendida como um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico. Desse modo, as técnicas de restauração e conservação têm como objetivo maior a preservação dos documentos.
Outras definições que caíram em concursos:
- Tratamento constituído de intervenções mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos.
- É uma intervenção mediante procedimentos que possam devolver o estado original ou o estado mais próximo do original do documento, com o mínimo de prejuízo à integridade estética e histórica, conservando sua personalidade
Técnicas de restauração: Banho de gelatina, laminação, tecido com pasta de amido, silking e encapsulação.
Banho de gelatina: mergulhar os documentos em banho de gelatina ou cola, aumentando sua resistência sem danificar o documento, mas este processo pode atrair fungos ou insetos.
Laminação: Também é conhecida como velatura, que é fazer uma reforço de papel ou tecido para reforçar o papel danificado, tornando o documento imune à ação de fungos, pragas e insetos.
Tecido com pasta de amido: Usado tecidos finos, mas também pode atrair fungos e insetos e alterar o documento como nitidez e flexibilidade.
Silking: Também é usado tecido fino aumentando a durabilidade do documento.
Encapsulação: Processo de preservação no qual o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas. De todas as técnicas esta é a mais fácil de aplicar.
Para a restauração dos documentos, são necessárias operações que envolvam as seguintes ferramentas:
Desumidificador: Diminuir a umidade do ambiente.
Exaustor: renova o ar do ambiente
Vaporizador: aumenta a umidade do ambiente.
Fatores de degradação do papel:
Internos (intrínsecos): São inerentes a composição do papel proveniente do processo industrial como o tipo de fibra, resíduos químicos, partículas metálicas, tinta dentre outros.
Externos (extrínsecos): São agentes físicos, químicos e biológicos encontrados no ambiente onde se encontra o documento. Documentos textuais terão suas fibras enfraquecidas se forem expostos à variação de temperatura.
Agentes físicos: temperatura, luminosidade e umidade.
Agentes Químicos: poluição atmosférica, oleosidades, tintas e gorduras
Agentes biológicos: insetos, roedores, micro-organismo e o próprio manuseio do ser humano.
Os procedimentos não recomendados pelo Conselho Nacional de arquivo – Conarq quando o acervo arquivístico for danificado com água:
• Não expor os documentos ao sol, para não causar danos às fibras.
• Não congelar películas cinematográficas e documentos fotográficos;
• Não utilizar água com cloro nas fitas magnéticas.
• Não secar discos no interior da embalagem.
• Não congelar documentos em suporte magnético;
• Não colocar documentos fotográficos e películas cinematográficas encharcadas em ambientes com
desumidificadores;
• Não utilizar lâmpadas como fonte de calor para acelerar a secagem dos documentos em papel.
QUESTÕES DE CONCURSOS:
QUESTÃO 1
Ano: 2020 Banca: IASP Órgão: Câmara de Mesquita - RJ
Em arquivologia é certo dizer que há uma preocupação com a integridade dos documentos ao longo das épocas, com o objetivo de se assegurar o acesso futuro a todos os arquivos. Por este motivo existem os conceitos sobre a preservação, a conservação e a restauração de documentos. Em relação aos referidos conceitos assinale a alternativa incorreta.
A A restauração deve ser entendida como um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico.
B A conservação busca estender a vida útil do documento, procurando mantê-lo o mais próximo possível do estado físico em que foi criado.
C São agentes físicos danosos aos documentos a luminosidade, a temperatura e a poluição atmosférica.
D O conceito de preservação envolve as atividades de conservação, armazenamento e restauração dos documentos. Preservação deve ser entendida como um conceito amplo, que abrange todas as medidas necessárias para a salvaguarda da integridade dos documentos arquivísticos pelo tempo que for necessário.
E A restauração, deve ser entendida como um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico. Desse modo, as técnicas de restauração e conservação têm como objetivo maior a preservação dos documentos.
QUESTÃO 2
Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Vila Velha – ES
A “prevenção da deterioração e danos em documentos, por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico” é denominada:
A conservação e restauração.
B conservação preventiva.
C preservação.
D conservação.
E segurança de acervos.
QUESTÃO 3
Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: AL-GO
Assinale a alternativa que apresenta uma das técnicas de restauração de documentos.
A Banho de gelatina
B Limpeza
C Alisamento
D Desinfestação
E Fumigação
QUESTÃO 4
Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRA-PA
O processo de laminação, que torna o documento imune à ação de fungos e pragas, é um método de restauração de documentos em papel.
Certo
Errado
QUESTÃO 5
Ano: 2019 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: Prefeitura de Uberlândia – MG
Leia o texto a seguir.
“Os documentos que sofrem algum tipo de dano apresentam um processo de deterioração que progressivamente vai levá-los a um estado de perda total.”
CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000. (Projeto Como Fazer, 5). p. 25.
Ao identificar a situação descrita nesse texto, o arquivista deve intervir imediatamente com o objetivo de
A estabilizar o documento de forma que impeça a progressão da degradação por meio de processos mínimos de intervenção.
B identificar os danos e comunicá-los à Comissão Permanente de Avaliação para possível eliminação.
C registrar o conteúdo descritivo do documento e executar os planos de proteção.
D monitorar e documentar o processo de degradação em ambiente controlado, onde a temperatura do ar e umidade sejam compatíveis com o nível de danificação do material.
QUESTÃO 6
Ano: 2019 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: Câmara de Cabo de Santo Agostinho – PE
De acordo com Cassares & Moi (2000, p.12), a preservação é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem para a preservação da integridade dos materiais. O conceito de preservação envolve as atividades de conservação, armazenamento e restauração dos documentos e a restauração é o conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos adquiridos pelo documento ao longo do tempo. Para a restauração dos documentos, são necessárias operações que envolvam
A desumidificador, hidrômetro e termômetro.
B ventilador, desumidificador e vaporizador.
C desumidificador, exaustor e vaporizador.
D ventilador, hidrômetro e termômetro.
QUESTÃO 7
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Itapevi – SP
Em relação à preservação de documentos, assinale a alternativa correta.
A Conservação é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar a degradação por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos.
B Microfilmagem é o processo de conversão de um documento para o formato digital, por meio de dispositivo apropriado.
C Digitalização é o processo de reprodução de documentos, dados e imagens, por meio fotográfico em formato altamente reduzido.
D Restauração se refere às medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem para a integridade dos materiais.
E Preservação corresponde às medidas para estabilização ou reversão de danos físicos ou químicos ocorridos ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer a integridade e o caráter histórico dos documentos.
QUESTÃO 8
Ano: 2019 Banca: Ápice Consultoria Órgão: Prefeitura de Riacho dos Cavalos – PB
Os cuidados com a conservação de arquivos abrangem também os documentos que fazem parte do acervo e o local em que os arquivos estão colocados. Com base nessa assertiva, marque a única afirmação correta.
A Documentos textuais terão suas fibras enfraquecidas se forem expostos à variação de temperatura.
B A luz artificial pode ser usada à vontade, pois não oferece risco algum ao acervo do arquivo.
C A luz do dia, natural, não afeta o acervo do arquivo.
D As operações de conservação de documentos são: limpeza, alisamento e restauração.
E O banho de gelatina é um processo de desinfestação que aumenta a resistência do documento.
QUESTÃO 9
Ano: 2019 Banca: UFGD Órgão: UFGD
De acordo com o Conselho Nacional de Arquivos, existem procedimentos emergenciais a serem realizados para auxiliar no resgate de acervos arquivísticos atingidos por água. Assinale a alternativa que indica um procedimento recomendado para o resgate de material arquivístico danificado por água.
A Expor os documentos ao sol.
B Congelar películas cinematográficas.
C Não utilizar água com cloro nas fitas magnéticas.
D Colocar documentos fotográficos em ambientes desumidificadores.
E Utilizar lâmpadas como fonte de calor para acelerar a secagem.
QUESTÃO 10
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: IPHAN
Em relação a preservação e conservação de documentos de arquivo, julgue o item a seguir.
As operações de conservação de documentos incluem desinfestação, limpeza, alisamento e restauração (ou reparo).
Certo
Errado
QUESTÃO 11
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: Câmara de Piracicaba – SP
Desinfecção é
A o tratamento que elimina ou diminui a acidez de um suporte celulósico, utilizando substâncias capazes de neutralizá-la e criar uma reserva alcalina.
B o conjunto de técnicas desenvolvidas para eliminar insetos, roedores e outras pragas consideradas macro-organismos.
C uma série de alterações físicas, químicas e biológicas de um bem cultural, que prejudicam seu estado original.
D a identificação das características e do estado de conservação de um único documento ou de um conjunto documental.
E o conjunto de técnicas responsáveis por eliminar micro-organismos, como fungos e bactérias, de documentos e de espaços de guarda.
QUESTÃO 12
Ano: 2018 Banca: UFMG Órgão: UFMG
Leia o texto abaixo:
________________ é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).
Fonte: CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2000. (Projeto Como Fazer, v.5). p.12.
Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase.
A Restauração.
B Conservação.
C Preservação.
D Plano de Emergência.
QUESTÃO 13
Ano: 2018 Banca: COPESE - UFT Órgão: UFT
Tratamento constituído de intervenções mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos. O conceito acima refere-se à:
A conservação.
B preservação.
C restauração.
D prevenção.
QUESTÃO 14
Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: AL-RO
A intervenção mediante procedimentos que possam devolver o estado original ou o estado mais próximo do original do documento, com o mínimo de prejuízo à integridade estética e histórica, conservando sua personalidade, denomina-se
A conservação preventiva.
B preservação.
C conservação.
D restauração.
E remodelação.
QUESTÃO 15
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: TRT - 2ª REGIÃO (SP)
O conjunto de ações voltadas para a preservação de um único documento, com a perspectiva de estabilizar os danos físicos ou químicos que o afetam, configura a
A reparação.
B conservação preventiva.
C reconstituição.
D recuperação.
E conservação curativa.
QUESTÃO 16
Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: AL-RO
Com relação aos procedimentos recomendados para o resgate de acervos arquivísticos danificados por água, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Expor os documentos ao sol, para não causar danos às fibras, por oxidação, considerados irreversíveis.
( ) Congelar as películas cinematográficas e os documentos fotográficos que sofreram danos por água, a fim de evitar rigidez e rompimento pela perda de flexibilidade.
( ) Utilizar água com cloro nas fitas magnéticas, para evitar reações químicas entre o cloro e as partículas magnéticas.
( ) Não secar os discos no interior da embalagem, para não permitir sua aderência ao suporte.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
A F – V – F – V.
B F – V – V – F.
C V – F – V – V.
D V – V – F – F.
E F – F – F – V.
RESPOSTAS DAS QUESTÕES
RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA A
RESPOSTA DA QUESTÃO 4 CERTO
RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA A
RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 7 LETRA A
RESPOSTA DA QUESTÃO 8 LETRA A
RESPOSTA DA QUESTÃO 9 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 10 CERTO
RESPOSTA DA QUESTÃO 11 LETRA E
RESPOSTA DA QUESTÃO 12 LETRA B
RESPOSTA DA QUESTÃO 13 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 14 LETRA D
RESPOSTA DA QUESTÃO 15 LETRA E
RESPOSTA DA QUESTÃO 16 LETRA E
Nenhum comentário:
Postar um comentário