quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Preservação, conservação e restauração de documentos de arquivo

Preservação, conservação e restauração de documentos de arquivo

Em arquivologia existe uma preocupação com a integridade dos documentos ao longo das épocas, com o objetivo de se assegurar o acesso futuro a todos os arquivos. Por este motivo existem os conceitos sobre a preservação, a conservação e a restauração de documentos.

 ATENÇÃO: Coloquei no final do artigo várias questões de concursos, que recomendo que faça todas, pois além de fixar melhor o conteúdo, você irá entender como este assunto é pedido nos concursos

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

 


Conceitos:

Preservação:

 

O conceito de preservação envolve as atividades de conservação, armazenamento e restauração dos documentos. Preservação deve ser entendida como um conceito amplo, que abrange todas as medidas necessárias para a salvaguarda da integridade dos documentos arquivísticos pelo tempo que for necessário.

Através da preservação pode-se prevenir a deterioração e danos em documentos, por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico.

 

Técnicas de preservação: Climatização, desacidificação, encapsulação e fumigação;

Climatização: Adequação climática do ambiente.

Desacidificação: elevar o Ph do papel

Encapsulação: Encapsular os documentos entre folhas de poliéster transparente

Fumigação: Expor os documentos a vapores químicos para matar insetos e fungos

 

Conservação:

 

A conservação busca estender a vida útil do documento, procurando mantê-lo o mais próximo possível do estado físico em que foi criado, ou seja, tem como objetivo controlar as causas de degradação de documentos para que ele dure o máximo de tempo possível.

É um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).

Temos a conservação preventiva e curativa

Preventiva: (antes do dano). Na conservação preventiva ela toma medidas preventivamente para manter o documento, como temperatura ambiente por exemplo.

Curativa: (depois do dano). Ações para deter um processo de dano já presente ou esteja frágil e esteja se deteriorando rapidamente, podendo as vezes alterar o aspecto do documento. Ex.: Estabilizar um metal corroído.

 

Técnicas de conservação: Desinfestação, higienização ou Limpeza, alisamento e restauração (ou reparo);

Desinfecção: É o conjunto de técnicas responsáveis por eliminar micro-organismos, como fungos e bactérias, de documentos e de espaços de guarda.

Desinfestação: Combater insetos. O mais eficiente é a fumigação que é um tratamento químico.

Higienização ou Limpeza: Depois da fumigação. Pode ser usado uma escova adequada, aspirador de pó ou um pano macio.

Alisamento: Passar a ferro.

Restauração: Recuperar o documento caso esteja com dano.


Restauração:

A restauração, deve ser entendida como um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico. Desse modo, as técnicas de restauração e conservação têm como objetivo maior a preservação dos documentos.

Outras definições que caíram em concursos:

  • Tratamento constituído de intervenções mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos.

 

  • É uma intervenção mediante procedimentos que possam devolver o estado original ou o estado mais próximo do original do documento, com o mínimo de prejuízo à integridade estética e histórica, conservando sua personalidade

 

Técnicas de restauração: Banho de gelatina, laminação, tecido com pasta de amido, silking e encapsulação.

Banho de gelatina: mergulhar os documentos em banho de gelatina ou cola, aumentando sua resistência sem danificar o documento, mas este processo pode atrair fungos ou insetos.

Laminação: Também é conhecida como velatura, que é fazer uma reforço de papel ou tecido para reforçar o papel danificado, tornando o documento imune à ação de fungos, pragas e insetos.

Tecido com pasta de amido: Usado tecidos finos, mas também pode atrair fungos e insetos e alterar o documento como nitidez e flexibilidade.

Silking: Também é usado tecido fino aumentando a durabilidade do documento.

Encapsulação: Processo de preservação no qual o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas. De todas as técnicas esta é a mais fácil de aplicar.

Para a restauração dos documentos, são necessárias operações que envolvam as seguintes ferramentas:

Desumidificador: Diminuir a umidade do ambiente.

Exaustor: renova o ar do ambiente

Vaporizador: aumenta a umidade do ambiente.

 

Fatores de degradação do papel:

 

Internos (intrínsecos): São inerentes a composição do papel proveniente do processo industrial como o tipo de fibra, resíduos químicos, partículas metálicas, tinta dentre outros.

Externos (extrínsecos): São agentes físicos, químicos e biológicos encontrados no ambiente onde se encontra o documento. Documentos textuais terão suas fibras enfraquecidas se forem expostos à variação de temperatura.

Agentes físicos: temperatura, luminosidade e umidade.

Agentes Químicos: poluição atmosférica, oleosidades, tintas e gorduras

Agentes biológicos: insetos, roedores, micro-organismo e o próprio manuseio do ser humano.

  

Os procedimentos não recomendados pelo Conselho Nacional de arquivo – Conarq quando o acervo arquivístico for danificado com água:

 

• Não expor os documentos ao sol, para não causar danos às fibras.

• Não congelar películas cinematográficas e documentos fotográficos;

• Não utilizar água com cloro nas fitas magnéticas.

• Não secar discos no interior da embalagem.

• Não congelar documentos em suporte magnético;

• Não colocar documentos fotográficos e películas cinematográficas encharcadas em ambientes com

desumidificadores;

• Não utilizar lâmpadas como fonte de calor para acelerar a secagem dos documentos em papel.

 

QUESTÕES DE CONCURSOS:

 

QUESTÃO 1

Ano: 2020 Banca: IASP Órgão: Câmara de Mesquita - RJ

Em arquivologia é certo dizer que há uma preocupação com a integridade dos documentos ao longo das épocas, com o objetivo de se assegurar o acesso futuro a todos os arquivos. Por este motivo existem os conceitos sobre a preservação, a conservação e a restauração de documentos. Em relação aos referidos conceitos assinale a alternativa incorreta.

A A restauração deve ser entendida como um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico.

B A conservação busca estender a vida útil do documento, procurando mantê-lo o mais próximo possível do estado físico em que foi criado.

C São agentes físicos danosos aos documentos a luminosidade, a temperatura e a poluição atmosférica.

D O conceito de preservação envolve as atividades de conservação, armazenamento e restauração dos documentos. Preservação deve ser entendida como um conceito amplo, que abrange todas as medidas necessárias para a salvaguarda da integridade dos documentos arquivísticos pelo tempo que for necessário.

E A restauração, deve ser entendida como um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico. Desse modo, as técnicas de restauração e conservação têm como objetivo maior a preservação dos documentos.

 

QUESTÃO 2

Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Vila Velha – ES

A “prevenção da deterioração e danos em documentos, por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico” é denominada:

A conservação e restauração.

B conservação preventiva.

C preservação.

D conservação.

E segurança de acervos.

 

QUESTÃO 3

Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: AL-GO

Assinale a alternativa que apresenta uma das técnicas de restauração de documentos.

A Banho de gelatina

B Limpeza

C Alisamento

D Desinfestação

E Fumigação

 

QUESTÃO 4

Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRA-PA

O processo de laminação, que torna o documento imune à ação de fungos e pragas, é um método de restauração de documentos em papel.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 5

Ano: 2019 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: Prefeitura de Uberlândia – MG

Leia o texto a seguir.

“Os documentos que sofrem algum tipo de dano apresentam um processo de deterioração que progressivamente vai levá-los a um estado de perda total.”

CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000. (Projeto Como Fazer, 5). p. 25.

Ao identificar a situação descrita nesse texto, o arquivista deve intervir imediatamente com o objetivo de

A estabilizar o documento de forma que impeça a progressão da degradação por meio de processos mínimos de intervenção.

B identificar os danos e comunicá-los à Comissão Permanente de Avaliação para possível eliminação.

C registrar o conteúdo descritivo do documento e executar os planos de proteção.

D monitorar e documentar o processo de degradação em ambiente controlado, onde a temperatura do ar e umidade sejam compatíveis com o nível de danificação do material.

 

QUESTÃO 6

Ano: 2019 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: Câmara de Cabo de Santo Agostinho – PE

De acordo com Cassares & Moi (2000, p.12), a preservação é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem para a preservação da integridade dos materiais. O conceito de preservação envolve as atividades de conservação, armazenamento e restauração dos documentos e a restauração é o conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos adquiridos pelo documento ao longo do tempo. Para a restauração dos documentos, são necessárias operações que envolvam

A desumidificador, hidrômetro e termômetro.

B ventilador, desumidificador e vaporizador.

C desumidificador, exaustor e vaporizador.

D ventilador, hidrômetro e termômetro.

 

QUESTÃO 7

Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Itapevi – SP

Em relação à preservação de documentos, assinale a alternativa correta.

A Conservação é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar a degradação por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos.

B Microfilmagem é o processo de conversão de um documento para o formato digital, por meio de dispositivo apropriado.

C Digitalização é o processo de reprodução de documentos, dados e imagens, por meio fotográfico em formato altamente reduzido.

D Restauração se refere às medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem para a integridade dos materiais.

E Preservação corresponde às medidas para estabilização ou reversão de danos físicos ou químicos ocorridos ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer a integridade e o caráter histórico dos documentos.

 

QUESTÃO 8

Ano: 2019 Banca: Ápice Consultoria Órgão: Prefeitura de Riacho dos Cavalos – PB

Os cuidados com a conservação de arquivos abrangem também os documentos que fazem parte do acervo e o local em que os arquivos estão colocados. Com base nessa assertiva, marque a única afirmação correta.

A Documentos textuais terão suas fibras enfraquecidas se forem expostos à variação de temperatura.

B A luz artificial pode ser usada à vontade, pois não oferece risco algum ao acervo do arquivo.

C A luz do dia, natural, não afeta o acervo do arquivo.

D As operações de conservação de documentos são: limpeza, alisamento e restauração.

E O banho de gelatina é um processo de desinfestação que aumenta a resistência do documento.

 

QUESTÃO 9

Ano: 2019 Banca: UFGD Órgão: UFGD

De acordo com o Conselho Nacional de Arquivos, existem procedimentos emergenciais a serem realizados para auxiliar no resgate de acervos arquivísticos atingidos por água. Assinale a alternativa que indica um procedimento recomendado para o resgate de material arquivístico danificado por água.

A Expor os documentos ao sol.

B Congelar películas cinematográficas.

C Não utilizar água com cloro nas fitas magnéticas.

D Colocar documentos fotográficos em ambientes desumidificadores.

E Utilizar lâmpadas como fonte de calor para acelerar a secagem.

 

QUESTÃO 10

Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: IPHAN

Em relação a preservação e conservação de documentos de arquivo, julgue o item a seguir.

As operações de conservação de documentos incluem desinfestação, limpeza, alisamento e restauração (ou reparo).

Certo

Errado

 

QUESTÃO 11

Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: Câmara de Piracicaba – SP

Desinfecção é

A o tratamento que elimina ou diminui a acidez de um suporte celulósico, utilizando substâncias capazes de neutralizá-la e criar uma reserva alcalina.

B o conjunto de técnicas desenvolvidas para eliminar insetos, roedores e outras pragas consideradas macro-organismos.

C uma série de alterações físicas, químicas e biológicas de um bem cultural, que prejudicam seu estado original.

D a identificação das características e do estado de conservação de um único documento ou de um conjunto documental.

E o conjunto de técnicas responsáveis por eliminar micro-organismos, como fungos e bactérias, de documentos e de espaços de guarda.

 

QUESTÃO 12

Ano: 2018 Banca: UFMG Órgão: UFMG

Leia o texto abaixo:

________________ é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).

Fonte: CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2000. (Projeto Como Fazer, v.5). p.12.

Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase.

A Restauração.

B Conservação.

C Preservação.

D Plano de Emergência.

 

QUESTÃO 13

Ano: 2018 Banca: COPESE - UFT Órgão: UFT

Tratamento constituído de intervenções mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos. O conceito acima refere-se à:

A conservação.

B preservação.

C restauração.

D prevenção.

 

QUESTÃO 14

Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: AL-RO

A intervenção mediante procedimentos que possam devolver o estado original ou o estado mais próximo do original do documento, com o mínimo de prejuízo à integridade estética e histórica, conservando sua personalidade, denomina-se

A conservação preventiva.

B preservação.

C conservação.

D restauração.

E remodelação.

 

QUESTÃO 15

Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: TRT - 2ª REGIÃO (SP)

O conjunto de ações voltadas para a preservação de um único documento, com a perspectiva de estabilizar os danos físicos ou químicos que o afetam, configura a

A reparação.

B conservação preventiva.

C reconstituição.

D recuperação.

E conservação curativa.

 

QUESTÃO 16

Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: AL-RO

Com relação aos procedimentos recomendados para o resgate de acervos arquivísticos danificados por água, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Expor os documentos ao sol, para não causar danos às fibras, por oxidação, considerados irreversíveis.

( ) Congelar as películas cinematográficas e os documentos fotográficos que sofreram danos por água, a fim de evitar rigidez e rompimento pela perda de flexibilidade.

( ) Utilizar água com cloro nas fitas magnéticas, para evitar reações químicas entre o cloro e as partículas magnéticas.

( ) Não secar os discos no interior da embalagem, para não permitir sua aderência ao suporte.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

A F – V – F – V.

B F – V – V – F.

C V – F – V – V.

D V – V – F – F.

E F – F – F – V.

 

 

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

 

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 CERTO

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 7 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 8 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 9 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 10 CERTO

RESPOSTA DA QUESTÃO 11 LETRA E

RESPOSTA DA QUESTÃO 12 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 13 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 14 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 15 LETRA E

RESPOSTA DA QUESTÃO 16 LETRA E 

Nenhum comentário:

Postar um comentário