quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus)

 Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus).

 

ATENÇÃO: Coloquei no final do artigo várias questões de concursos, que recomendo que faça todas, pois além de fixar melhor o conteúdo, você irá entender como este assunto é pedido nos concursos.

O que é um software utilitário?

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo


Software utilitário são programas que complementam outros programas, ou seja, acrescenta tarefas em um software já existente melhorando seus recursos. Compactadores de arquivos ou um antivírus.

Utilizado para suprir deficiências dos sistemas operacionais, melhorando os recursos dele. Eles auxiliam nas diversas tarefas ligadas ao gerenciamento, monitoramento ou otimização e manutenção do computador ou rede de computadores.

Ele também pode facilitar a vida do usuário como chat, reproduzir vídeos, visualizar imagens dentre outras utilidades.

Exemplos de softwares utilitários:

Antivírus: Avast, Norton, McAfee e kaspersky

Manutenção: desfragmentador de disco e Scandisk do Windows e Defrag (desfragmentador)

Otimizador: Pc Booster e CCleaner (limpeza)

 

COMPACTADORES DE ARQUIVOS

Os programas de compactação de arquivos são softwares utilizados para gerar uma representação mais eficiente de vários arquivos dentro de um único arquivo de modo que ocupem menos espaço na mídia de armazenamento, ou seja, diminuem o tamanho dos arquivos. Alguns programas de compactação de arquivos permitem proteger os arquivos por criptografia, exigindo o uso de senhas para abrir o arquivo compactado.

Atenção costuma cair em concursos:

Os mais conhecidos compactadores de arquivos são:

Winzip (extensão .zip) (mais utilizado)

WinRAR (extensão .rar) (segundo mais utilizado)

7-Zip (extensão .7z)

B1 Free Archiver (extensão .b1)

Uma extensão de arquivo que aparece na instalação de um sistema operacional é o arquivo .CAB (CABinet file) é um formato que contém os dados compactados do Windows. (já caiu em concursos)

CHAT

Um chat seria conversar de maneira informal como se fosse um bate-papo, através de mensagens instantâneas (em tempo real). Muitas empresas a utilizam para prestar serviços como suporte ou atendimento ao cliente.

Existem salas de bate-papo, como o bate-papo Uol onde interage pessoas que tem algo em comum.

CLIENTES DE E-MAIL

Programas de correio eletrônico (Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird)

Correio Eletrônico (do inglês e-mail): É um aplicativo para enviar e receber mensagens através de uma rede de computadores. Estas mensagens são armazenadas na caixa postal, onde você pode ler, apagar, escrever, anexar arquivos dentre outras funções.

Os aplicativos de correio eletrônico são os clientes de e-mail (Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird) e os webmail (Yahoo e Gmail).

A diferença entre os clientes de e-mail e os webmail (Yahoo ou Gmail) é que no webmail seus e-mail estão armazenados na internet e você só consegue acessar com a internet ativa (on-line), já os clientes de e-mail baixando os e-mail (on-line) e armazena no computador e você pode acessar sem internet (off-line).

Microsoft Outlook

Ele é um software de correio eletrônico (cliente de e-mail) que vem junto do pacote de escritório da Microsoft (Microsoft Office). Ele tem uma versão mais simplificada que é o Outlook Express que vem com o Windows.

Mozilla Thunderbird:

Ele é um software de correio eletrônico (cliente de e-mail) open-source e gratuito criado pela Mozilla Foundation (mesma criadora do Mozilla Firefox).

O Mozilla Thunderbird é um cliente de e-mails que tenta facilitar a manipulação de e-mails sem a utilização de um navegador web. Com ele é possível enviar e receber e-mails apenas com o programa instalado no computador.

Software livre com código aberto, podendo usá-lo sem limitação, mesmo se for para usar em uma empresa.

REPRODUTORES DE VÍDEO

Os principais aplicativos para execução de conteúdo multimídia são:

Windows Media Player, Winamp, Windows Media Center, RealPlayer e QuickTime.

Principais extensões de vídeo: MP4, MKV, AVI, MPEG e MOV.

Dois conceitos importantes:

Codec: São dispositivos de software ou hardware capazes de codificar e/ou decodificar dados e sinais digitais.

Streaming: São transferência de dados na internet em conexões rápidas levando conteúdos multimídia em tempo real. Ex.: YouTube, NetFlix, Amazon Prime, Spotify

VISUALIZADORES DE IMAGEM

Os Visualizadores de imagem são softwares que podem manipular as imagens com recursos bem interessantes.

O Windows tem um visualizador padrão e no Windows 10 foi substituído pelo aplicativo fotos

Ex.: FastStone Image Viewer, Nomacs e IrfanView

ANTIVÍRUS

O antivírus é um software de proteção do computador que elimina programas maliciosos que foram desenvolvidos para prejudicar o computador.

Ele atua para identificação e eliminação da maior quantidade de vírus possível.

Ele verifica continuamente os discos rígidos, HDs externos e mídias removíveis.

Uma das capacidades do antivírus é inspecionar os anexos do correio eletrônico, procurando por possíveis ameaças.

O vírus infecta o computador através da multiplicação dele (cópias) com intenção de causar dano na máquina ou roubar dados.

O antivírus analisa os arquivos do computador buscando padrões de comportamento e códigos que não seriam comuns em algum tipo de arquivo e compara com seu banco de dados. Com isto ele avisa o usuário que tem algo suspeito para ele tomar providência.

O banco de dados do antivírus é muito importante neste processo, por isso, ele deve ser constantemente atualizado, pois todos os dias são criados vírus novos.

Uma grande parte das infecções de vírus tem participação do usuário. Os mais comuns são através de links recebidos por e-mail ou download de arquivos na internet de sites desconhecidos ou mesmo só de acessar alguns sites duvidosos pode acontecer uma contaminação.

Outro jeito de contaminar é através de dispositivos de armazenamentos móveis como HD externo e pen drive. Nestes casos devem acionar o antivírus para fazer uma verificação antes.

O que acontece se instalar dois antivírus no mesmo computador:

  • Um antivírus pode identificar o outro antivírus como sendo uma possível ameaça;
  • Vai ocasionar um uso excessivo de processamento na CPU do computador, diminuindo seu desempenho;
  • Não aumentará a segurança, muito pelo contrário, o conflito entre eles aumentará a instabilidade e incompatibilidade podendo fazer com que vulnerabilidades se apresentem.

Caso você queira instalar uma aplicação em seu computador, mas o antivírus não está deixando instalar, mas você tem certeza que não tem vírus, você conseguirá instalar fazendo as seguintes ações:

Incluir o software na lista de exclusão do antivírus, ou seja, na lista de programas que o antivírus não deverá verificar ou
Desativar/Pausar o antivírus por um tempo determinado, ou seja, pelo tempo necessário para instalar e usar o software para o que necessita.

Infelizmente devido à quantidade de vírus que são lançados na internet fica impossível o antivírus ser 100% confiável.

A utilização de uma versão paga oferece ao usuário mais segurança.

Antivírus: AVG, Avast, Norton, McAfee e Kaspersky.

 

QUESTÕES DE CONCURSOS

 

QUESTÃO 1

Ano: 2020 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: Prefeitura de Cariacica – ES

Acerca dos softwares utilitários, os compactadores de arquivos são muito utilizados para que os arquivos compactados ocupem menos espaço em seu armazenamento. Assinale a alternativa que apresenta a extensão de um arquivo compactado.

A .txt

B .bmp

C .zip

D .mpeg

 

QUESTÃO 2

Ano: 2019 Banca: UNESPAR Órgão: Prefeitura de Pinhais – PR

Compactadores de arquivos ou compactadores de ficheiros são softwares especializados em gerar uma representação mais eficiente de vários arquivos dentro de único arquivo, ocupando assim, menos espaço. Observe abaixo os exemplos citados de compactadores e assinale a alternativa que apresenta um exemplo INCORRETO de compactador de arquivo:

A Winrar.

B B1 Free Archiver.

C Winzip.

D 7zip.

E Winamp.

 

QUESTÃO 3

Ano: 2019 Banca: CONTEMAX Órgão: Prefeitura de Lucena – PB

Arquivos muito grandes ou uma ampla gama de arquivos podem atrapalhar na hora de serem transportados. Para resolver esse problema, a compactação de arquivos foi desenvolvida — ela é usada inclusive na hora de instalar um sistema operacional, que se expande durante a instalação. Na lista abaixo, onde constam extensões de arquivos compactados, selecione qual costuma aparecer durante instalações.

A .zip.

B .rar.

C .ace.

D .cab.

E .arc.

 

QUESTÃO 4

Ano: 2019 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: UFPB

Atualmente, existem diversos aplicativos utilitários utilizados para compactar e descompactar arquivos e pastas, compatíveis com o sistema operacional Windows 10. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de software utilitário que realiza a tarefa de compactar/descompactar arquivos e pastas.

A WINAMP

B EVERNOTE

C REVO

D WINRAR

E CCLEANER

 

QUESTÃO 5

Ano: 2020 Banca: COPESE - UFPI Órgão: ALEPI

Marque a opção que apresenta um software utilitário.

A Word

B Photoshop

C Winrar

D Excel

E Chrome

 

QUESTÃO 6

Ano: 2019 Banca: GUALIMP Órgão: Prefeitura de Porciúncula – RJ

São exemplos de softwares utilitários, EXCETO:

A AutoCad.

B Defrag.

C PC Booster.

D McAfee.

 

 

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA E

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA A

Nenhum comentário:

Postar um comentário