Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing – Parte 2
Gatilhos mentais
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
O que são gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são estímulos que agem diretamente no cérebro para fazer as pessoas a tomarem decisões rápidas, ou seja, sem pensar muito sobre o conteúdo e tirá-las da zona de conforto.
Existem vários gatilhos mentais, mas os mais utilizados são os seguintes:
Gatilho mental da escassez: Medo de perder uma oportunidade única que pode não retornar ou ficar sem o produto;
Ex.: Ingressos limitados para o Show de Elton John.
Gatilho mental da urgência: É referente a prazo limitado. Uma promoção com tempo determinado para acabar.
Ex.: Uma empresa que vende roupas estabeleceu um tempo limite de 20 minutos para que o cliente compre com desconto através de seu aplicativo. Se o cliente não finalizar a compra nesse tempo, o carrinho de compras se esvazia e os descontos são perdidos (caiu em concurso – Ano: 2021 Banca: CESGRANRIO Órgão: Banco do Brasil);
Gatilho mental da autoridade: Ter o conhecimento sobre o produto ou serviço comprovado;
Ex.: Um dentista recomendando uma pasta de dente;
Gatilho da prova social: Apresentar fatos, dados de que seu serviço ou produto está sendo usado pela maioria das pessoas de um determinado grupo;
Ex.: Depoimento de profissionais que utilizaram o produto ou serviço;
Gatilho mental de antecipação: É criar expectativas sobre o lançamento de um produto ou serviço.
Ex.: Vem aí o jogo mais esperado do ano.
Gatilho mental de reciprocidade: É retribuir algo que é dado de graça
É oferecer algo na expectativa do cliente retribuir assinando um serviço ou comprando algo.
Ex.: Uma amostra grátis do produto ou serviço que ele está tentando vender.
Você vê muito em supermercados oferecem de graça ao lado de algum produto uma amostra grátis como um cafezinho, um pão de queijo, um queijo e etc…
Inbound marketing
Inbound marketing e Outbound marketing são duas formas diferentes de trabalhar as estratégias de marketing de uma empresa. O Inbound Marketing busca despertar o interesse do cliente com conteúdo relevante para que ele chegue ao seu produto. O Outbound Marketing é mais tradicional, com o uso de propagandas físicas e digitais.
Nosso interesse aqui no momento é falar sobre o Inbound marketing que está sendo pedido no edital do Banco do Brasil 2023.
Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, e-Books, newsletters, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.
No Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário.
São realizadas ações para atrair o cliente para seu site ou blog e assim efetuar ações para se relacionar com ele.
Inbound marketing é também denominado marketing de atração. (caiu em concurso – Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: APEX Brasil);
O Inbound Marketing é considerado investimento e não custo pela empresa, pois você consegue analisar as campanhas com medições de visualizações, conversão e vendas ocorreram através de ferramentas de web analytics.
Com esta análise você consegue otimizar a campanha e ter um melhor retorno sobre o investimento (ROI)
ROI é a sigla em inglês de Return Over Investment que significa Retorno Sobre o Investimento. Esta é uma métrica usada para saber quanto a empresa ganhou com investimentos, ou seja, é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho como resultado de dinheiro investido. É usado principalmente na área de Marketing.
Basicamente o Inbound Marketing serve para diminuir o custo para aumentar a base de clientes através de conteúdos relevantes. Ele também aumenta a visibilidade da empresa otimizando as vendas.
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