terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisa e de redes sociais

 Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisa e de redes sociais.

Para analisarmos as ferramentas e aplicativos devemos entender que a internet é uma rede de computadores interligados mundialmente onde há permanentemente troca de informações entre pessoas, empresas e entidades. Esta comunicação é feita através de navegadores, correio eletrônico, grupos de discussão, de busca, de pesquisa e de redes sociais.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo


Navegação:

Mas o que é um navegador?

Um navegador de internet é um software que ajuda você usuário a acessar os conteúdos da internet. Por meio dele você acessa sites de notícias, vê blogs de conteúdos como o Matérias para Concursos ou escuta música, ou seja, através dele você navega na internet.

Um navegador da internet, ou do inglês browser, é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos HTML hospedados em um servidor da rede.

Os endereços utilizados nos navegadores funcionam da mesma maneira que os números de telefone ou endereços de casas. Ao digitarmos o endereço do website (um espaço com conteúdo na internet), o conteúdo do site é exibido.

Através do navegador, é possível imprimir documentos, salvar os documentos carregados no computador local, salvar imagens e links contidos no documento, exibir o documento fonte e suas informações.

Os mais conhecidos são: Edge/ Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Ópera, Safari.

Tenho outro artigo/ vídeo que aprofundo mais sobre os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Edge/ Internet Explorer.

 

Correio eletrônico:

O correio eletrônico, também conhecido como e-mail, é um programa onde você troca mensagens pela internet como documentos, imagens e áudios.

Você pode acessar seus e-mails através de um webmail ou correio eletrônico, eles seriam a sua caixa de correios no mundo virtual.

 

Qual a diferença entre webmail e correio eletrônico?

 

Simples, o Webmail (yahoo ou gmail) você acessa através de seu navegador (Firefox ou google Chrome) e só pode ler conectado na internet. Já o correio eletrônico (Thunderbird ou Outlook) você acessa com uma conexão de internet e pode baixar seus e-mails, mas depois pode ler na hora que quiser sem precisar estar conectado na internet.

Os principais servidores de Webmail do mercado são Gmail, Yahoo!Mail e Hotmail

Os principais clientes de e-mail do mercado são:

Outlook: cliente de emails nativo do sistema operacional Microsoft Windows.

Mozilla Thunderbird: é um cliente de emails e notícias open-source e gratuito criado pela Mozilla Foundation (mesma criadora do Mozilla Firefox).

 

Grupos de discussão

 

O Grupo de discussão também conhecido como lista de discussão ou lista de e-mail é uma ferramente onde um grupo de pessoas trocam mensagens via e-mail entre todos os membros do grupo.

Sempre que um membro manda uma mensagem, mensagem vai simultaneamente para os e-mails de todos os membros do grupo, ou seja, para a criação e participação de um grupo de discussão é necessário um e-mail (correio eletrônico).

Os grupos de discussão (newsgroups) é um local na internet onde pessoas fazem perguntas a outras pessoas sobre determinado assunto. Seria como uma comunidade onde as pessoas se ajudam para resolver problemas comuns sobre o este assunto.

As respostas são dadas por diversos membros na qual uma poderá efetivamente ajudar sobre a resolução de um problema.

As perguntas ficam armazenadas no grupo para que seus membros possam consultar se já existe resposta para sua pergunta.

Todo grupo tem um administrador que gerencia o grupo, ou seja, cria as regras para a utilização de seus membros. Ele inclusive pode colocar outras pessoas para administrar junto com ele. O administrador do grupo pode banir ou penalizar algum membro que tenha infringido as regras do grupo.

ATENÇÃO: Cai muito em concursos:

Comunicação Síncronas: Tempo real (Chat e ligação telefônica)

Comunicação Assíncronas: Não tempo real (Fórum, grupos de discussão e e-mail)

 

Grupo de discussão: É uma comunicação assíncronas por que para o envio e recebimento e envio das perguntas e respostas não é necessário que os membros estejam conectados ao mesmo tempo.

O conceito de grupos de discussão da Internet provém do termo listas de discussão, das quais fazem parte usuários cadastrados que recebem simultaneamente as mensagens enviadas para o grupo. Quando se diz simultaneamente, não quer dizer instantaneamente ou tempo real.

 

Busca e pesquisa

No Brasil os sites de busca mais utilizados são o Google que detêm mais de 90% do mercado e no segundo grupo bem lá atrás com média de 1% a 2% do mercado vem o Bing (Microsoft), Yahoo e Ask.

 

Mas o que é um site de busca?

 

Hoje na internet tem bilhões de informações e os buscadores são sites especializados em buscar uma informação no meio de um universo enorme de informações. Nele você digita uma palavra ou uma combinação de palavras e ele buscará esta informação.

Neste sites nós temos os mecanismos de busca (search engines) que são efetivamente os buscadores.

 

Pesquisa na internet

Este mecanismo de busca funciona da seguinte forma:

Ele faz uma busca em todos os sites procurando as palavras chaves que você digitou. Por mais eficiente que seja ele não consegue ler a internet inteira.

O buscador organiza tudo que encontrou levando em consideração a quantidade de links externos que acessaram determinada página, ou seja, quanto mais links melhor será seu posicionamento na busca.

A busca também pode ser ainda mais específico através de filtros como por imagem, vídeo, notícias, shopping dentre outras.

Para saber mais sobre busca e pesquisa clique aqui!

 

Redes sociais:

Redes sociais são locais onde pessoas ou empresas compartilham informações.

As redes sociais integram membros com interesses e ideologias ligados pela relevância de um determinado assunto e/ou negócio proporcionando integração e interatividade por meio de comunicação e compartilhamento de conteúdo.

Estas redes podem ser de relacionamento, como o Facebook, profissionais, como o Linkedin ou mesmo de assuntos específicos como o Youtube que compartilha vídeos.

As principais são: Facebook, Whatsapp, Youtube, Instagram, Twitter, Linkedin, Pinterest, Flickr, Myspace, Snapchat e agora mais recentemente o tik tok.

Facebook: Seu foco principal é o compartilhamento de assuntos pessoais de seus membros.

Whatsapp: É uma rede para mensagens instantânea. Faz também ligações telefônicas através da internet gratuitamente.

Youtube: Rede que pertence ao Google e é especializada em vídeos.

Instagram: Rede para compartilhamento de fotos e videos

Twitter: Rede social que funciona como um microblog onde você pode seguir ou ser seguido, ou seja, você pode ver em tempo real as atualizações que seus contatos fazem e eles as suas.

Linkedin: Voltada para negócios. A pessoa que participa desta rede quer manter contatos para ter ganhos profissionais no futuro, como um emprego por exemplo.

Pinterest: Rede social focada em compartilhamento de fotos, mas também compartilha vídeos

Flickr: Rede social para compartilhar imagens

Myspace: Rede social de relacionamento.

Snapchat: Rede para mensagens baseado em imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário