quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Estudar ouvindo música, ajuda ou atrapalha?

 Estudar ouvindo música, ajuda ou atrapalha?

 

Um dia destes eu vi meu filho estudando e escutando música ao mesmo tempo e já fui logo dando uma de sabe tudo dizendo que não tem como aprender escutando música, pois sou do tempo que para se concentrar é necessário silêncio total.

Ele já foi dizendo que em alguns momentos ele aprende mais escutando música. Bom aí pensei…Ele sempre tira nota boa (momento pai coruja), então comecei a pensar sobre o assunto.

 Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo


Perguntei a ele que música ele escutava e ele respondeu:

— Músicas que não entenda a letra, calmas ou “lo-fi”

Lo-Fi que tipo de música é essa, então fui pesquisar:

Lo-Fi vem de “low fidelity” (baixa fidelidade), ou seja, baixa qualidade do som, devido a restrição orçamentária do artista. Este estilo musical caiu no gosto da geração Y que também é conhecida como millennials, que são pessoas que nasceram nas décadas de 80 e 90 e sempre foram conectado na internet e por causa disso tem dificuldade de relaxar em silêncio.

Eu escutei as músicas lo-fi e confesso que gostei muito.

 

Mas respondendo a pergunta, estudar ouvindo música ajuda sim a se concentrar.

 

Hoje é difícil conseguir um ambiente totalmente calmo e silencioso, pois convivemos com várias pessoas que fazem barulho na casa além daquele seu cachorro que costuma latir até para a sombra dele.

Então estes ruídos atrapalham e muito a concentração. Com a música você bloqueia estes barulhos chatos e acaba se concentrando mais.

Os cientistas dizem também que o melhor momento para estudar é quando o cérebro está no estado alfa, que é o momento que o cérebro esta mais relaxado facilitando o aprendizado e a música ajuda a chegar lá, mas tem que ser músicas calmas e sem letras, ou seja, tá fora os "batidões" e eletrônicas. No entanto se você gosta de sons da natureza ou clássica acredito que não terá dificuldade.

Uma coisa que aprendi é que todos nós nascemos com as mesmas capacidades, mas no decorrer da vida as moldamos de maneiras distintas devido as diferentes experiências que tivemos na vida e isso afeta nossa maneira de aprender, ou seja, cada pessoa tem seu próprio jeito de aprender.

Então, não quero dizer que se você estudar escutando música vai aprender mais, acredito que você deve testar sempre novas técnicas para ver como funciona para você.

Então resumindo, caso queira tentar esta técnica, quando for estudar selecione uma música calma, que não tenha letra, pode ser instrumental, mesmo que de sucesso. Outras alternativas viáveis é uma música clássica ou sons da natureza. 

Então mãos à obra, abraços e boa sorte na prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário