sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas

 Diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas

Para entendermos as diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas é necessário sabermos o que é uma sociedade anônima.

Uma sociedade anônima (S.A.) é uma constituição de empresas que tem seu capital social dividido em ações que podem ser negociadas livremente. Ela é diferente de uma sociedade limitada onde o capital social é dividido em quotas. Na sociedade anônima parte do lucro é dividido entre os acionistas, o chamado dividendos obrigatórios.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo


Conforme a lei nº 6.404/ 76 em seu Art. 1º: A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.

No Brasil, existem companhias de capital aberto e companhias de capital fechado. No mercado de capitais, são negociados títulos e valores mobiliários. Os valores mobiliários são verdadeiros créditos por dinheiro, bens móveis e obrigações negociáveis.

Tem duas espécies de sociedades anônimas, que são as companhias abertas e companhias fechadas:

 

Companhias abertas

 

As companhias abertas que também são chamadas de empresas de capital aberto, tem seus títulos como ações, debentures, partes beneficiárias, contratos de derivativos e bônus de subscrição (valores mobiliários) negociados publicamente no mercado mobiliário para obtenção de recursos. O mercado mobiliário é formado pelas bolsas de valores, mercado de balcão, instituições financeiras, corretoras e etc…

Para abrir uma companhia é necessário que ela seja registrada na CVM, que é a Comissão de Valores mobiliários que tem o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.

Os investidores que comprarem títulos, caso queiram, podem renegociá-los no mercado mobiliário novamente.

 

Companhias fechadas

 

As companhias fechadas que também são chamadas de empresa de capital fechado, não negociam publicamente seus títulos no mercado mobiliário, eles devem vender de forma privada e direta ao interessado, ou seja, quando ela quer obter recursos ela negocia direto com seus acionistas.

Para transformar uma companhia fechada em companhia aberta é necessário ser avaliado e aprovado pela Assembleia Geral Extraordinária devidamente instalada na empresa e depois fazer o registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário