sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Aspectos gerais da redação oficial

 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República)

 

Este conteúdo foi desenvolvido para a Playlist preparatória para o concurso da Polícia Federal de 2021. Para acessá-la clique no link: https://www.youtube.com/playlist?list=PL-semAO9myyu2SEf4vsY64R7e1HTZQc1W

Todo o conteúdo deste resumo foi retirado direto do Manual de Redação da Presidência da República atualizado, mas recomendo que leiam também o Manual de Redação da Presidência da República para melhor compreensão.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo



ASPECTOS GERAIS DA REDAÇÃO OFICIAL

1 Panorama da comunicação oficial

 

Na redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/ aquela, Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes. Além disso, deve-se considerar a intenção do emissor e a finalidade do documento, para que o texto esteja adequado à situação comunicativa.

 

2 O que é redação oficial?

 

Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Neste Manual, interessa-nos tratá-la do ponto de vista da administração pública federal.

 

3 Atributos da redação oficial

 

A redação oficial deve caracterizar-se por:

Clareza e precisão: clareza é um texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor e a precisão complementa a clareza, que significa que o texto é bem articulado.

Objetividade: Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias.

Concisão: Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.

Coesão e coerência: Percebe-se que o texto tem coesão e coerência quando se lê um texto e se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros.

Impessoalidade: Conforme este princípio constitucional, a Administração não deve privilegiar ou prejudicar ninguém privilegiando o interesse público. Apesar de ser escrito por servidor público (pessoalidade) deve expressar a vontade estatal.

Formalidade e padronização: As comunicações devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma, inclusive o uso correto das formas de tratamento.

Uso da norma-padrão da língua portuguesa.

 

Para de familiarizar mais com a correspondência oficial, sugiro o estudo sobre o Padrão Ofício.

Tenho uma postagem que explico melhor o padrão ofício: Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República) Padrão Ofício.

Caso queira fazer questões de concursos sobre o Padrão Ofício clique no link: Padrão Ofício – Questões de concursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário