sábado, 5 de dezembro de 2020

Reconhecimento da finalidade de textos de diferentes gêneros

 Reconhecimento da finalidade de textos de diferentes gêneros

No final do artigo coloquei algumas questões para você entender como este assunto é pedido nos concursos.

Os gêneros textuais são textos produzidos no nosso dia a dia que tem forma, estrutura e assunto que são identificáveis e possuem uma finalidade que é o objetivo da comunicação.

A finalidade normalmente conscientizar, informar, opinar, narrar, explicar, ensinar, instruir, divertir, convencer, alertar, criticar e etc…


Esta comunicação pode ser feita de forma escrita, falada ou mesmo só visual.

Temos vários gêneros de textos como notícias, receitas, anúncios, entrevista, romance, avisos dentre outros.

Na prova você terá que identificar a finalidade do texto que pode estar explícito, ou seja, é dito claramente no texto, ou implícita, que pode estar subentendido no texto.

Vou explicar alguns gêneros textuais para você ter uma ideia.

Notícia: Sua finalidade é de informar o que aconteceu, porque aconteceu, onde aconteceu dentre outras informações.

Receita culinária: Sua finalidade é de instruir através de um passo a passo a realização de algo.

Entrevista: Sua finalidade é obter informação do entrevistado (entrevista de emprego) ou saber uma opinião de pessoa conhecida sobre algum assunto (entrevista no rádio, TV e etc…)

Anúncio publicitário: Sua finalidade é persuadir, convencer a comprar algo (geladeira) ou tomar alguma ação como tomar vacina por exemplo.

Temos vários outros tipos de gêneros com finalidades diversas.

Agora como disse, nos concursos públicos é pedido somente a finalidade implícita ou explícita do texto e não a finalidade por gênero.

Normalmente eles colocam um texto ou imagem perguntando a você qual a finalidade do texto, ou seja, se ele tem o objetivo de conscientizar, informar, ensinar, divertir, convencer, alertar dentre outras possibilidades.

Coloquei várias questões abaixo para você praticar e entender como este assunto é pedido nos concursos públicos.

 

QUESTÕES DE CONCURSOS

 

QUESTÃO 1

Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: COMPESA

Eu e ele

No vertiginoso mundo dos computadores o meu, que devo ter há uns quatro ou cinco anos, já pode ser definido como uma carroça. Nosso convívio não tem sido muito confortável. Ele produz um texto limpo, e é só o que lhe peço. Desde que literalmente metíamos a mão no barro e depois gravávamos nossos símbolos primitivos com cunhas em tabletes até as laudas arrancadas da máquina de escrever para serem revisadas com esferográfica, não havia processo de escrever que não deixasse vestígio nos dedos. Nem o abnegado monge copiando escrituras na sua cela asséptica estava livre do tinteiro virado. Agora, não. Damos ordens ao computador, que faz o trabalho sujo por nós. Deixamos de ser trabalhadores braçais e viramos gerentes de texto. Ficamos pós-industriais. Com os dedos limpos.

Mas com um custo. Nosso trabalho ficou menos respeitável. O que ganhamos em asseio perdemos em autoridade. A um computador não se olha de cima, como se olhava uma máquina de escrever. Ele nos olha na cara. Tela no olho. A máquina de escrever fazia o que você queria, mesmo que fosse a tapa. Já o computador impõe certas regras. Se erramos, ele nos avisa. Não diz “Burro!”, mas está implícito na sua correção. Ele é mais inteligente do que você. Sabe mais coisas, e está subentendido que você jamais aproveitará metade do que ele sabe. Que ele só desenvolverá todo o seu potencial quando estiver sendo programado por um igual. Isto é, outro computador. A máquina de escrever podia ter recursos que você também nunca usaria (abandonei a minha sem saber para o que servia “tabulador”, por exemplo), mas não tinha a mesma empáfia, o mesmo ar de quem só aguenta os humanos por falta de coisa melhor, no momento.

Eu e o computador jamais seríamos íntimos. Nosso relacionamento é puramente profissional. Mesmo porque, acho que ele não se rebaixaria ao ponto de ser meu amigo. E seu ar de reprovação cresce. Agora mesmo, pedi para ele enviar esta crônica para o jornal e ele perguntou: “Tem certeza?”

(Luís Fernando Veríssimo)

A pergunta final do computador tem a finalidade de

 

A desconfiar das intenções do cronista.

B alertar o cronista para o atraso do envio.

C ironizar o valor da crônica a ser enviada.

D criticar a linguagem empregada na crônica.

E debochar da inteligência dos humanos

 

QUESTÃO 2

Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-PI

Texto 1 – Coordenação entre órgãos gestores

Um Plano de Contingência para o Trânsito necessita de planejamento prévio para lidar com situações emergenciais e atuar em casos que venham a causar transtornos nos principais corredores viários de uma cidade.

O aumento progressivo da frota de veículos provoca congestionamentos que muitas vezes impedem que os procedimentos planejados de emergência sejam adotados.

Nesses casos, passam a exigir ações mais criativas e diferenciadas, devendo ser planejadas por equipes de técnicos especializados, com a parceria das universidades.

O gerenciamento de acidentes de trânsito, como a velocidade que se desfaz o local de uma batida numa via estrutural, envolve o uso de equipamentos especiais, como helicópteros, e de pessoal devidamente treinado para isso. É crucial haver integração e coordenação entre os órgãos gestores da mobilidade urbana, para solucionar rapidamente as demandas dessa natureza.

Situações como obras, fechamento de ruas e de faixas de tráfego, enchentes, alagamentos das vias e quedas de encostas e árvores, que impedem a circulação normal de veículos, necessitam de sinalização adequada, de informação relevante e bem veiculada em várias mídias, de agentes de trânsito devidamente preparados, de cavaletes e indicação dos desvios possíveis, para diminuir os impactos negativos.

Podemos fazer analogia com um infarto e um AVC, que impedem o fluxo de sangue e exigem providências urgentes para que a pessoa não morra. O mesmo fenômeno ocorre com o trânsito, para que o fluxo seja restabelecido o mais rápido possível. (Eva Vider, O Globo, 9/10/2015 - adaptado)

A analogia final do texto 1 – trânsito e AVC – tem a seguinte finalidade textual:

A criticar indiretamente o sistema brasileiro de saúde;

B intensificar as consequências dos problemas de trânsito;

C criar relações afetivas mais intensas com os leitores;

D possibilitar melhor entendimento dos problemas citados;

E dar vida a acontecimentos vistos como frios e indiferentes.

 

QUESTÃO 3

Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: Prefeitura de Macapá – AP

Atenção: Considere o texto a seguir para responder à questão.

Peça teatral no Amapá retrata os conflitos e superações da mulher contemporânea

“Mulher do Fim do Mundo” ficará em cartaz nos dias 20 e 27 de outubro, no Sesc Araxá. Entrada é franca e a classificação é 16 anos.

Por Rita Torrinha, G1 AP, Macapá

20/10/2017 09h10 Atualizado 20/10/2017 09h29

Uma montagem solo amapaense traz à reflexão a figura da mulher contemporânea como resistência de luta e superação. “Mulher do Fim do Mundo” será a atração nos dias 20 e 27 de outubro no salão de eventos do Sesc Araxá, em Macapá.

A peça tem a assinatura da Associação Artística Casa Circo, que foi premiada este ano. Jones Barsou, diretor do espetáculo, diz que esse olhar sobre a mulher é feito de forma brutal, que se ameniza ou se agita ainda mais com momentos de dança.

O texto é forte e fala da mulher diante de seus conflitos internos. A atriz, bailarina e artista circense Ana Caroline é quem dá vida à personagem.

“A todo o momento a mulher é obrigada a impor uma política que valide o seu corpo e o seu discurso enquanto ser significante na sociedade. Essa condição seria desnecessária se a vida de cada pessoa fosse restrita a ela”, comenta Barsou.

Serviço

Mulher do Fim do Mundo

Data: 20 e 27 de outubro

Horário: 20h

Local: salão de eventos do Sesc Araxá − Rua Jovino Dinoá, bairro Araxá

Classificação: 16 anos

Entrada franca

(Texto adaptado. Disponível em: https://g1.globo.com)

A finalidade do texto é

A fazer a propaganda de uma peça teatral que foi premiada por tematizar a condição feminina.

B divulgar um espetáculo a um público que se mostra relativamente especificado no texto.

C expor uma crítica de uma peça que tem como público-alvo anunciado a mulher contemporânea.

D dar um parecer positivo sobre um evento de teatro e música concebido e executado por mulheres.

E apresentar a condição de uma mulher sem recursos para se impor em uma sociedade machista.

 

QUESTÃO 4

Ano: 2019 Banca: CETREDE Órgão: Prefeitura de Juazeiro do Norte – CE

É verdade que o açaí é uma das frutas mais calóricas que existem?

Não é, não. Só para comparar, 100 gramas da fruta têm em média 65 calorias. É o mesmo que 100 gramas de manga ou de maçã, e bem menos que 100 gramas de banana (105 calorias), de abacate (162 calorias) ou do supercalórico tamarindo (230 calorias). Mas de onde vem a má fama do açaí? “O que torna o açaí consumido nas lanchonetes bastante calórico é a adição de outros ingredientes no preparo da polpa, como açúcar e xarope de guaraná”, explica o químico Hervé Rogez, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e autor do livro Sabor Açaí.

O famoso açaí “na tigela”, popular na Região Sudeste, é preparado justamente com essa polpa turbinada. E com uma agravante: muitas vezes, o açaí vem acompanhado de outras delícias, como banana e granola, que aumentam muito o total de calorias [...]. Mas não entre na neura de ficar contando calorias que nem louco. Vale a pena comer açaí de vez em quando, porque ele é supernutritivo. “Primeiro, o açaí tem ação antioxidante – ele é tão bom quanto o vinho para retardar o envelhecimento. Segundo, sua gordura é saudável, semelhante à do azeite de oliva, e faz bem ao sistema cardiovascular”, afirma a nutricionista Cynthia Antonaccio [...]. Sem contar que a fruta é rica em fibras, manganês, cobre, cálcio, magnésio, proteínas e potássio.

Uma última curiosidade sobre a fruta é que seu modo de consumo no Norte e Nordeste do país é bem diferente. Nessas regiões, suco de açaí é misturado à farinha de mandioca ou tapioca. O produto final é um mingau meio doce, que os nortistas adoram comer com peixe frito.

Disponível em http://mundoestranho

Qual a finalidade do texto?

A Mostrar o modo como o açaí é consumido.

B Popularizar o açaí.

C Esclarecer que o açaí não é a fruta mais calórica.

D Divulgar um livro sobre o açaí.

E Vender mais açaí.

 

QUESTÃO 5

Ano: 2019 Banca: INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO Órgão: ISGH

A grande árvore e o bambu

O mestre e seu jovem discípulo caminhavam em silêncio pela estrada que ligava o templo ao vilarejo. Na noite anterior uma forte tempestade havia caído na região e havia muitas folhas e galhos espalhados pelo caminho. A certa altura, os dois foram obrigados a saltar o tronco de uma grande árvore que havia tombado e expunha um emaranhado de raízes retorcidas.

– Há certas coisas que não compreendo – disse o discípulo. – Como é possível que uma árvore tão forte, com raízes assim robustas, tombe por causa da tempestade, enquanto outras plantas frágeis continuam de pé?

O mestre parou de caminhar e olhou ao seu redor, como se procurasse alguma coisa. Depois de instantes, disse ao discípulo:

– Vê aquela moita de bambus ali adiante, na margem do caminho?

– Sim!

– Durante as grandes tempestades, as varas do bambu se agitam de um lado para o outro, chegam quase a tocar o chão. Elas se submetem à força dos ventos, mas, quando a tormenta passa, estão novamente como sempre estiveram, firmes e intactas, como se nada tivesse acontecido.

O discípulo contemplou a moita a alguns metros de distância. Por um instante, lembrou-se das pescarias que fazia quando criança, usando uma fina vara de bambu. Lembrou-se de como a vara vergava, sem jamais quebrar, quando um peixe grande abocanhava a isca.

O mestre continuou:

– Já a árvore que acabamos de saltar não resistiu à tempestade porque seu tronco, grosso e rígido, era incapaz de se curvar. Ao longo de toda a sua vida, ela veio resistindo, imóvel, às tempestades violentas, perdendo muitas folhas e galhos. Até que, um dia, não pôde suportar seu próprio peso e sucumbiu.

O discípulo, já habituado com as parábolas do mestre, permaneceu em silêncio, aguardando o ensinamento que estava por vir.

– Assim também é com os homens – prosseguiu o mestre.

– Há os que procuram resistir às tormentas da vida e se enrijecem, se agarram com todas as forças ao que conhecem, recusam-se a mudar. E há os que aceitam as adversidades, adaptam-se às circunstâncias e sofrem mudanças, mas continuam inteiros.

‘‘Os primeiros temem as tempestades, mas não conseguem evitá-las. Os segundos sabem que as tempestades são inevitáveis, mas não as temem’’

(http://sucessocoach.com.br/a-grande-arvore-e-o-bambu/)

A finalidade do texto é:

A Mostrar de forma científica a diferença entre o bambu e as outras árvores;

B Apresentar, em forma de artigo de opinião, a importância de nos adequarmos às situações da vida;

C Apresentar, através de um texto reflexivo, a necessidade de sermos humildes e aceitarmos as adversidades, adaptando-nos às circunstâncias a fim de vencermos os infortúnios;

D Informar sobre a fisiologia e a vida útil das árvores.

 

QUESTÃO 6

Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: DETRAN-MA

A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

A comunicação é uma arma poderosa na batalha cotidiana pela queda dos números de acidentes, servindo ao mesmo tempo como instrumento de educação e conscientização. Campanhas de mobilização pelo uso de cinto de segurança, das práticas positivas na direção, da não utilização de bebidas alcoólicas ao dirigir, do uso da faixa de pedestres, entre outras, são comprovadamente eficientes. É crescente a preocupação com o ensino dos princípios básicos do trânsito desde a infância e ele pode acontecer no espaço escolar, com aulas específicas, ou também nos ambientes especialmente desenvolvidos para o público infantil nos departamentos de trânsito. Com a chegada do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), em 1998, os condutores imprudentes passaram a frequentar aulas de reciclagem, com o propósito de reeducação.

Como se vê, alguma coisa já vem sendo feita para reduzir o problema. Mas há muito mais a fazer. A experiência mundial mostra que as campanhas para alertar e convencer a população, de forma periódica, da necessidade de obedecer regras básicas de trânsito, não são suficientes para frear veículos em alta velocidade e evitar infrações nos semáforos. O bolso, nessas horas, ajuda a persuadir condutores e transeuntes a andar na linha. A Capital Federal é um exemplo de casamento bem- sucedido entre comunicação de massa e fiscalização. Um conjunto de ações foi responsável por significativa queda no número de vítimas fatais do trânsito na cidade. O governo local, a partir da década de 1990, adotou uma série de medidas preventivas. Foram veiculadas campanhas de conscientização, foi adotado o controle eletrônico de velocidade e foi implementado o respeito às faixas de pedestres. Essas providências, associadas a promulgação do novo Código de Trânsito, levaram a uma expressiva redução nos índices de mortalidade por 10 mil veículos em Brasília - de 14,9 em 1995 para 6,4 em 2002. Nesse período, apesar do crescimento da frota de 436 mil para 469 mil veículos, o número de mortes por ano caiu de 652 em 1995 para 444 em 2002.

Foi um processo polêmico. O governo foi acusado de estar encabeçando uma indústria de multas, devido ao grande número de notificações aplicadas. Reclamações à parte, o saldo das ações se apresentou bastante positivo. Recentemente as estatísticas mostram que o problema voltou a se agravar. O número de vítimas fatais de acidentes no trânsito passou de 444 em 2002 para 512 em 2003. Pesquisas do DETRAN apontam que um dos principais motivos desse aumento e o uso de álcool por motoristas.

(Pedro Ivo Alcantara. www.ipea.gov.br)

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a finalidade do texto.

A Criticar as autoridades alheias à péssima situação de nosso trânsito.

B Elogiar as medidas tomadas em todo o território nacional no que diz respeito à educação no trânsito.

C Auxiliar as autoridades na tentativa de melhorar-se a educação de pedestres no trânsito brasileiro.

D Discutir o trânsito e dar sugestões para sua melhora.

E Alertar para os riscos que a nova legislação do trânsito deixou de lado.

 

RESPOSTAS

 

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA D

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