Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle questões comentadas.
Caso queira relembrar a teoria para fazer estas questão: Funções administrativas
Novo!: Mapa Mental - Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle
Questão 1: Provas: UFG - 2017 - UFG - Auxiliar Administrativo
Planejamento, Organização, Direção e Controle (PODC) são quatro funções administrativas constantes da teoria Clássica e Neoclássica. De acordo com essas teorias, qual é o tipo de planejamento em que se elaboram cronogramas específicos, planeja-se cada etapa e são criados métodos, procedimentos, normas, metas e programas?
a) Planejamento Operacional.
b) Planejamento Tático.
c) Planejamento Estratégico.
d) Planejamento Consolidado.
Questão 2: Provas: Quadrix - 2017 - CFO-DF - Técnico em Secretariado
Acerca de administração, organização e cultura organizacional, julgue o item a seguir.
Na Escola Clássica da Administração, Henri Fayol criou a teoria administrativa, que elencava cinco funções administrativas, sendo elas: previsão; organização; comando; coordenação; e execução.
Errado
Certo
Questão 3:Provas: FGV - 2017 - TRT - 12ª Região (SC) - Analista Judiciário - Área Administrativa
Após o estágio probatório, um servidor foi convidado a ser o novo gerente de planejamento da organização, pois sua performance nas funções administrativas foi excepcional.
Em relação à função administrativa organização, é correto afirmar que:
a) faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos entre os membros da organização;
b) é o planejamento dos objetivos e estratégias para alcançá-los;
c) direciona as pessoas para o desenvolvimento de suas atividades;
d) monitora e assegura que os objetivos definidos estão sendo alcançados;
e) é uma capacidade individual de colocar os documentos nos lugares certos, manter a mesa limpa e os e-mails em dia.
Questão 4: Provas: Quadrix - 2017 - CFO-DF - Secretário Executivo
Acerca de administração de empresas e cultura organizacional, julgue o próximo item.
Administrar uma organização constitui a realidade do profissional de secretariado executivo e envolve o conhecimento de suas principais funções administrativas, que são planejamento, organização, direção e controle.
Errado
Certo
Questão 5: Provas: Quadrix - 2017 - CFO-DF - Técnico em Secretariado
Uma das funções básicas do administrador é o planejamento. Nessa função, o administrador deverá definir os objetivos para alcançar a finalidade da organização, bem como estruturar um plano de ação, isto é, uma estratégia, para atingir seus objetivos.
Errado
Certo
Questão 6: Provas: Câmara de Mongaguá - SP - 2016 - Câmara de Mongaguá - SP - Controlador Interno
De acordo com 5 funções essenciais da GERENCIA ADMINISTRATIVA podemos definir organizar:
a) Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como estes vão ser alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.
b) Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe-se que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.
c) É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.
d) Estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.
e) A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.
Questão 7: Provas: FCM - 2016 - IF Sudeste - MG - Tecnólogo em Processos Escolares
A administração e as funções daquele que administra, do ponto de vista da teoria clássica, conforme indicado por Chiavenato (2012), compreendem as ações de prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Nesse sentido, relacione as funções às respectivas descrições.
A sequência correta é
- a) 1, 1, 5, 4, 3, 2, 5.
- b) 1, 2, 5, 4, 3, 3, 5.
- c) 2, 3, 4, 1, 1, 5, 4.
- d) 4, 2, 1, 3, 3, 2, 5.
- e) 5, 2, 5, 4, 1, 3, 2.
Questão 8: Provas: FAU - 2016 - JUCEPAR - PR - Administrador
Existem quatro funções administrativas: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Neste sentido, Daft (2007, p. 7. cita que “... significa monitorar as atividades, determinando se a organização está ou não em direção a suas metas...”. Este conceito refere-se à função:
a) Organizar.
b) Dirigir.
c) Controlar.
d) Planejar.
e) Este conceito mescla definições de Planejamento e Direção.
Questão 9: Provas: IF-TO - 2016 - IF-TO - Assistente em Administração
Tendo em vista as funções administrativas, avalie os itens a seguir e marque a opção correta.
I. O planejamento é a função administrativa que define a empresa no início dos planos: o que é, o que faz, onde e como está e estabelece o que a empresa quer ser, o que quer fazer, como quer estar e onde quer estar em determinado momento do futuro.
II. Organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um.
III. Controle é a mais complexa função administrativa porque envolve a orientação, assistência à execução, comunicação e motivação.
IV. A última fase do controle é a ação preventiva. Através dela, poderão ser revistos os objetivos alcançados e traçados novos rumos.
a) V, V, V, F.
b) F, F, V, V.
c) V, V, F, F.
d) V, V, F, V.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
Questão 10: Provas: FUNCAB - 2016 - ANS - Técnico Administrativo
Considerando as funções do administrador como um processo sequencial, assinale a alternativa que contém a função que dá início a esse processo.
a) Direção
b) Organização
c) Planejamento
d) Coordenação
e) Controle
Respostas:
Caso queira relembrar a teoria para fazer estas questão: Funções administrativas
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Questão 1: Provas: UFG - 2017 - UFG - Auxiliar Administrativo
Resposta:
Letra (a)
Comentário:
Cronogramas específicos = operacional
Cronograma geral = estratégico
Questão 2: Provas: Quadrix - 2017 - CFO-DF - Técnico em Secretariado
Resposta:
Errado
Comentário:
Escola Clássica - Fayol
- Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
- Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa.
- Comanda: Dirigir e orientar o pessoal.
- Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos.
- Controlar: Certifica-se de que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
Questão 3:Provas: FGV - 2017 - TRT - 12ª Região (SC) - Analista Judiciário - Área Administrativa
Resposta:
Letra (a)
Comentário:
Função Organização: Organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização.
Questão 4: Provas: Quadrix - 2017 - CFO-DF - Secretário Executivo
Resposta:
Certo
Comentário:
(PODC): Planejamento, Organização, Direção e Controle. Para conhecer as funções de um administrador de empresas, entenda o que cada função administrativa significa.
PLANEJAMENTO: define as atividades a serem realizadas e os resultados a serem alcançados.
ORGANIZAÇÃO: organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização.
DIREÇÃO: é a função de dirigir a execução do planejamento, para atingir os objetivos da organização.
CONTROLE: analisa-se os resultados obtidos, se foram os planejados.
Questão 5: Provas: Quadrix - 2017 - CFO-DF - Técnico em Secretariado
Resposta:
Certo
Comentário:
PLANEJAMENTO
Planejar é definir os objetivos para alcançar a finalidade da empresa, decidir como alcançar, desenvolvendo planos de ações e programando as atividades para alcançar as metas definidas.
Questão 6: Provas: Câmara de Mongaguá - SP - 2016 - Câmara de Mongaguá - SP - Controlador Interno
Resposta:
Letra (c)
Comentário:
ORGANIZAÇÃO: organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização.
Questão 7: Provas: FCM - 2016 - IF Sudeste - MG - Tecnólogo em Processos Escolares
Resposta:
Letra (b)
Comentário:
Na teoria clássica de Fayol eram as seguintes funções administrativas:
- Prever: Visualizar o futuro e os recursos necessários traçando um programa de ação.
- Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa.
- Comanda: Dirigir e orientar o pessoal para alcançar o máximo de retorno dos empregados. Concentra-se no funcionamento da empresa, segundo o interesse global do negócio.
- Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos para facilitar o trabalho e para alcançar resultados positivos, ou seja, sincroniza coisas e ações em proporções adequadas e adapta os meios aos fins.
- Controlar: Certifica-se de que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas. Conforme os planos, instruções e princípios.
Questão 8: Provas: FAU - 2016 - JUCEPAR - PR - Administrador
Resposta:
Letra (C)
Comentário:
CONTROLE: Analisa os resultados obtidos verificando se foram os planejados. Monitora as atividades, determinando se a organização esta ou não em direção a suas metas.
Questão 9: Provas: IF-TO - 2016 - IF-TO - Assistente em Administração
Resposta:
Letra (c)
Comentário:
I. Verdadeiro
Planejar é definir os objetivos para alcançar a finalidade da empresa, decidir como alcançar, desenvolvendo planos de ações e programando as atividades para alcançar as metas definidas.
II. Verdadeiro
ORGANIZAÇÃO: Organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização.
III. Falso
Na verdade a função mais complexa do processo administrativo é a Direção.
DIREÇÃO: Esta é a função da tomada de decisões, de liderança e intercomunicação com os subordinados.
IV. Falso
CONTROLE : Esta diretamente ligado ao planejamento, nesta função devem ser avaliados os progressos da empresa em seus objetivos e feitas as devidas correções (ação corretiva)para garantir que os resultados sejam satisfatórios. O erro está em dizer que a última fase do controle é a ação preventiva, quando na verdade é a ação corretiva.
Questão 10: Provas: FUNCAB - 2016 - ANS - Técnico Administrativo
Resposta:
Letra (c)
Comentário:
Função que dá início ao processo:
- Planejamento
-Organização
-Direção
-Controle
PODC
Caso queira relembrar a teoria para fazer estas questão: Funções administrativas
Novo!: Mapa Mental - Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle
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