quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle - Questões comentadas

 

Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle questões comentadas.

Caso queira relembrar a teoria para fazer estas questão: Funções administrativas

Novo!: Mapa Mental - Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle

 

Questão 1: Provas: UFG - 2017 - UFG - Auxiliar Administrativo

Planejamento, Organização, Direção e Controle (PODC) são quatro funções administrativas constantes da teoria Clássica e Neoclássica. De acordo com essas teorias, qual é o tipo de planejamento em que se elaboram cronogramas específicos, planeja-se cada etapa e são criados métodos, procedimentos, normas, metas e programas?

a) Planejamento Operacional.

b) Planejamento Tático.

c) Planejamento Estratégico.

d) Planejamento Consolidado.

 

Questão 2: Provas: Quadrix - 2017 - CFO-DF - Técnico em Secretariado

Acerca de administração, organização e cultura organizacional, julgue o item a seguir.

Na Escola Clássica da Administração, Henri Fayol criou a teoria administrativa, que elencava cinco funções administrativas, sendo elas: previsão; organização; comando; coordenação; e execução.

Errado

Certo

Questão 3:Provas: FGV - 2017 - TRT - 12ª Região (SC) - Analista Judiciário - Área Administrativa

Após o estágio probatório, um servidor foi convidado a ser o novo gerente de planejamento da organização, pois sua performance nas funções administrativas foi excepcional.

Em relação à função administrativa organização, é correto afirmar que:

a) faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos entre os membros da organização;

b) é o planejamento dos objetivos e estratégias para alcançá-los;

c) direciona as pessoas para o desenvolvimento de suas atividades;

d) monitora e assegura que os objetivos definidos estão sendo alcançados;

e) é uma capacidade individual de colocar os documentos nos lugares certos, manter a mesa limpa e os e-mails em dia.

 

Questão 4: Provas: Quadrix - 2017 - CFO-DF - Secretário Executivo

Acerca de administração de empresas e cultura organizacional, julgue o próximo item.

Administrar uma organização constitui a realidade do profissional de secretariado executivo e envolve o conhecimento de suas principais funções administrativas, que são planejamento, organização, direção e controle.

 

Errado

Certo

 

Questão 5: Provas: Quadrix - 2017 - CFO-DF - Técnico em Secretariado

Uma das funções básicas do administrador é o planejamento. Nessa função, o administrador deverá definir os objetivos para alcançar a finalidade da organização, bem como estruturar um plano de ação, isto é, uma estratégia, para atingir seus objetivos.

Errado

Certo

 

Questão 6: Provas: Câmara de Mongaguá - SP - 2016 - Câmara de Mongaguá - SP - Controlador Interno

De acordo com 5 funções essenciais da GERENCIA ADMINISTRATIVA podemos definir organizar:

 

a) Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como estes vão ser alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.

b) Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe-se que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.

c) É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

d) Estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.

e) A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.

 

Questão 7: Provas: FCM - 2016 - IF Sudeste - MG - Tecnólogo em Processos Escolares

A administração e as funções daquele que administra, do ponto de vista da teoria clássica, conforme indicado por Chiavenato (2012), compreendem as ações de prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Nesse sentido, relacione as funções às respectivas descrições.

A sequência correta é

  1. a) 1, 1, 5, 4, 3, 2, 5.
  2. b) 1, 2, 5, 4, 3, 3, 5.
  3. c) 2, 3, 4, 1, 1, 5, 4.
  4. d) 4, 2, 1, 3, 3, 2, 5.
  5. e) 5, 2, 5, 4, 1, 3, 2.

 

Questão 8: Provas: FAU - 2016 - JUCEPAR - PR - Administrador

Existem quatro funções administrativas: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Neste sentido, Daft (2007, p. 7. cita que “... significa monitorar as atividades, determinando se a organização está ou não em direção a suas metas...”. Este conceito refere-se à função:

a) Organizar.

b) Dirigir.

c) Controlar.

d) Planejar.

e) Este conceito mescla definições de Planejamento e Direção.

 

Questão 9: Provas: IF-TO - 2016 - IF-TO - Assistente em Administração

Tendo em vista as funções administrativas, avalie os itens a seguir e marque a opção correta.

I. O planejamento é a função administrativa que define a empresa no início dos planos: o que é, o que faz, onde e como está e estabelece o que a empresa quer ser, o que quer fazer, como quer estar e onde quer estar em determinado momento do futuro.

II. Organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um.

III. Controle é a mais complexa função administrativa porque envolve a orientação, assistência à execução, comunicação e motivação.

IV. A última fase do controle é a ação preventiva. Através dela, poderão ser revistos os objetivos alcançados e traçados novos rumos.

 

a) V, V, V, F.

b) F, F, V, V.

c) V, V, F, F.

d) V, V, F, V.

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

 

Questão 10: Provas: FUNCAB - 2016 - ANS - Técnico Administrativo

Considerando as funções do administrador como um processo sequencial, assinale a alternativa que contém a função que dá início a esse processo.

 

a) Direção

b) Organização

c) Planejamento

d) Coordenação

e) Controle

 

Respostas:

Caso queira relembrar a teoria para fazer estas questão: Funções administrativas

Novo!: Mapa Mental - Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle

Questão 1: Provas: UFG - 2017 - UFG - Auxiliar Administrativo

Resposta:

Letra (a)

Comentário:

Cronogramas específicos = operacional

Cronograma geral = estratégico

 

Questão 2: Provas: Quadrix - 2017 - CFO-DF - Técnico em Secretariado

Resposta:

Errado

Comentário:

Escola Clássica - Fayol

  1. Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
  2. Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa.
  3. Comanda: Dirigir e orientar o pessoal.
  4. Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos.
  5. Controlar: Certifica-se de que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

 

Questão 3:Provas: FGV - 2017 - TRT - 12ª Região (SC) - Analista Judiciário - Área Administrativa

Resposta:

Letra (a)

Comentário:

Função Organização: Organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização.

 

Questão 4: Provas: Quadrix - 2017 - CFO-DF - Secretário Executivo

Resposta:

Certo

Comentário:

(PODC): Planejamento, Organização, Direção e Controle. Para conhecer as funções de um administrador de empresas, entenda o que cada função administrativa significa.

PLANEJAMENTO: define as atividades a serem realizadas e os resultados a serem alcançados.

ORGANIZAÇÃO: organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização.

DIREÇÃO: é a função de dirigir a execução do planejamento, para atingir os objetivos da organização.

CONTROLE: analisa-se os resultados obtidos, se foram os planejados.

 

Questão 5: Provas: Quadrix - 2017 - CFO-DF - Técnico em Secretariado

 

Resposta:

Certo

Comentário:

PLANEJAMENTO

Planejar é definir os objetivos para alcançar a finalidade da empresa, decidir como alcançar, desenvolvendo planos de ações e programando as atividades para alcançar as metas definidas. 

 

Questão 6: Provas: Câmara de Mongaguá - SP - 2016 - Câmara de Mongaguá - SP - Controlador Interno

Resposta:

Letra (c)

Comentário:

ORGANIZAÇÃO: organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização.

 

Questão 7: Provas: FCM - 2016 - IF Sudeste - MG - Tecnólogo em Processos Escolares

Resposta:

Letra (b)

Comentário:

Na teoria clássica de Fayol eram as seguintes funções administrativas:

  1. Prever: Visualizar o futuro e os recursos necessários traçando um programa de ação.
  2. Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa.
  3. Comanda: Dirigir e orientar o pessoal para alcançar o máximo de retorno dos empregados. Concentra-se no funcionamento da empresa, segundo o interesse global do negócio.
  4. Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos para facilitar o trabalho e para alcançar resultados positivos, ou seja, sincroniza coisas e ações em proporções adequadas e adapta os meios aos fins.
  5. Controlar: Certifica-se de que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas. Conforme os planos, instruções e princípios.

 

Questão 8: Provas: FAU - 2016 - JUCEPAR - PR - Administrador

Resposta:

Letra (C)

Comentário:

CONTROLE:  Analisa os resultados obtidos verificando se foram os planejados. Monitora as atividades, determinando se a organização esta ou não em direção a suas metas.

 

Questão 9: Provas: IF-TO - 2016 - IF-TO - Assistente em Administração

Resposta:

Letra (c)

Comentário:

I. Verdadeiro

Planejar é definir os objetivos para alcançar a finalidade da empresa, decidir como alcançar, desenvolvendo planos de ações e programando as atividades para alcançar as metas definidas.

II. Verdadeiro

ORGANIZAÇÃO: Organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização.

III.  Falso

Na verdade a função mais complexa do processo administrativo é a Direção.

DIREÇÃO: Esta é a função da tomada de decisões, de liderança e intercomunicação com os subordinados.

IV. Falso

CONTROLE : Esta diretamente ligado ao planejamento, nesta função devem ser avaliados os progressos da empresa em seus objetivos e feitas as devidas correções (ação corretiva)para garantir que os resultados sejam satisfatórios. O erro está em dizer que a última fase do controle é a ação preventiva, quando na verdade é a ação corretiva.

 

Questão 10: Provas: FUNCAB - 2016 - ANS - Técnico Administrativo

Resposta:

Letra (c)

Comentário:

Função que dá início ao processo:

- Planejamento

-Organização

-Direção

-Controle

PODC

Caso queira relembrar a teoria para fazer estas questão: Funções administrativas

Novo!: Mapa Mental - Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle

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