quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Equivalência e transformação de estruturas

 Equivalência e transformação de estruturas

O objetivo da equivalência e transformação de estruturas é transformar a estrutura de um texto a algo equivalente sem perder o sentido e continuar gramaticalmente correto.

Simplificando é reescrever o texto de maneira que ele continue coerente e não perca o sentido.

No final do artigo coloquei várias questões sobre equivalência e transformação de estruturas que te ajudarão a compreender melhor como este assunto é pedido nos concursos

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo


Muitas vezes é pedido em questões de concursos para você reescrever um texto em tempos diferentes, de singular para plural, substituir uma conjunção, dentro outras possibilidades e mesmo com estas mudanças o texto não perca a coerência e sentido.

Para fazer uma reescrita de frases e parágrafos de um texto, nós devemos ter muita atenção na gramática, ou seja, nos erros de pontuação, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, o uso da crase e a colocação pronominal.

Sugiro também o estudo dos seguintes assuntos:

Classe de palavras

Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração

Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração

 

Neste artigo abordarei sobre paralelismo sintático e semântico, pois é necessário conhecer para transformar um texto em algo equivalente sem perder sentido.

 

Paralelismo sintático e paralelismo semântico

Paralelismo é a criação de uma sequência de frases com uma estrutura paralela com significados equivalentes, ou seja, idêntica. Isto torna o texto claro, objetivo e harmonioso.

Existe o paralelismo sintático e o paralelismo semântico.

 

 

Paralelismo sintático:

É uma sequência de estruturas sintáticas idênticas que se repete com valores sintáticos iguais. É um recursos de coesão textual que acaba dando ao texto mais objetividade, precisão e clareza. Os termos e orações se ligam através do processo de coordenação dando uma relevância uma sobre a outra. A isso chamamos de paralelismo sintático.

Os valores são iguais, ou seja, estruturas simétricas.

Abaixo tem exemplos com e sem paralelismo sintático para você entender melhor:

Exemplos 1

Sem paralelismo sintático

O corredor brasileiro que venceu a maratona, foi seguido pelo corredor português e do corredor chileno.

Com paralelismo sintático

O corredor brasileiro que venceu a maratona foi seguido pelo corredor português e pelo corredor chileno.

Exemplo 2

Sem paralelismo sintático

Eu pedi para ela vir na hora do almoço e que trouxesse sobremesa.

Com paralelismo sintático

Eu pedi que ela viesse na hora do almoço e que trouxesse sobremesa.

 

Estruturas de paralelismo sintático mais comuns são:

 

Por um lado… por outro…

Ex.: Se por um lado o aumento de preço garantem o emprego de todos, por outro, descontentam os clientes.

Não… nem…

Ex.: Não ganhou o campeonato neste ano, nem no anterior.

Tanto… quanto…

Ex.: O cigarro é prejudicial tanto para os fumantes, quanto para os não fumantes.

Primeiro… segundo…

Ex.:Não gostei de seu discurso. Primeiro porque não tinha haver com o momento; segundo porque todos ficaram constrangidos.

Além destes temos também:

Seja… seja…

Quanto mais… mais…

Quanto menos… menos…

Ora… ora…

Etc…

 

Paralelismo semântico:

 

O paralelismo semântico ocorre quando há uma concordância (sentido) entre as ideias presentes no texto. As ideias têm que ser comparadas entre si, ou seja, elas têm que estar relacionadas.

Exemplo 1

Sem paralelismo semântico

O pedreiro pediu que o Caio fosse ao mercado.

Com paralelismo semântico

O pedreiro pediu que o ajudante fosse ao mercado.

Exemplo 2

Sem paralelismo semântico

João gosta de maçã e nadar

Com paralelismo semântico

João gosta de maçã e banana.

 

QUESTÕES DE CONCURSOS

 

QUESTÃO 1

Ano: 2018 Banca: IADES Órgão: SES-DF


Disponível em:<https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2018/05/12/interna_ciencia_saude,680241/qual-a-diferenca-entre-gripe>. Acesso em: 15 maio 2018 (fragmento), com adaptações

Acerca da equivalência e transformação de estruturas do texto, assinale a alternativa correta.

A Em “há três tipos de vírus” (linha 8), a substituição da forma verbal sublinhada por existe mantém a correção gramatical da oração.

B Na linha 16, substitui-se corretamente “entretanto” pela conjunção portanto, preservando assim a coerência dessa informação, pois ambas são conclusivas.

C Na oração “O último causa apenas infecções respiratórias brandas e não representa grande impacto” (linhas 9 e 10), é correto flexionar a forma verbal “representa” no plural, pois ela também pode concordar com “infecções respiratórias brandas”.

D Em “A infecção do sistema respiratório tem como principal complicação a pneumonia” (linhas 4 e 5), caso o termo sublinhado seja flexionado no plural, deve-se inserir acento circunflexo na forma verbal a ele relacionada nessa oração.

E Na linha 13, a substituição do vocábulo “pandemias” por epidemias ou por endemias não altera o sentido da informação, visto que são palavras sinônimas.

 

 

QUESTÃO 2

Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: HEMOPA

Considerando a equivalência e transformação de estruturas, assinale a alternativa que reescreve a oração “Doador de sangue, faça a atualização de seus dados na Fundação Hemopa.”, mantendo a correção gramatical e o sentido da informação.

A Doadores de sangue, faça a atualização dos seus dados na Fundação Hemopa.

B Na Fundação Hemopa, faça a atualização do doador de sangue e de seus dados.

C Doador, faça a atualização de sangue e de seus dados na Fundação Hemopa.

D Faça a atualização do doador de sangue, dos seus dados, na Fundação Hemopa.

E Na Fundação Hemopa, doador de sangue, faça a atualização dos seus dados.

 

QUESTÃO 3

Ano: 2015 Banca: RBO Órgão: Câmara Municipal de Itapevi

Analise a frase abaixo e assinale a alternativa correta, considerando as regras de equivalência e transformação das estruturas:

Quando Felipe prestou o exame do ENEM, ele pensou na carreira, isto é, no futuro.

A Ocorre um paralelismo sintático

B Ocorre um paralelismo verbal

C Ocorre um paralelismo semântico

D Ocorre um paralelismo simétrico

 

QUESTÃO 4

Ano: 2018 Banca: IADES Órgão: APEX Brasil

Quanto à equivalência e à transformação de estruturas do texto, assinale a alternativa que reescreve o período “A mistura da população é como a nossa, e nós damos as boas-vindas a esse fato porque a miscigenação enriquece o país”, mantendo o sentido original da informação.

A A nossa mistura é como a população, e nós damos as boas-vindas à miscigenação porque esse fato enriquece o país.

B A mistura da população é como a nossa, e a esse fato as boas-vindas são dadas por nós porque o país é enriquecido pela miscigenação.

C A população é uma mistura como a nossa, e nós damos as boas-vindas porque esse fato enriquece a miscigenação e o país.

D A mistura da população é como a nossa miscigenação, e nós damos as boas-vindas a esse fato porque enriquece o país.

E A mistura é como a nossa população, e nós damos as boas-vindas porque a miscigenação enriquece esse fato e o país.

 

QUESTÃO 5

Ano: 2018 Banca: IADES Órgão: SES-DF

No que se refere à equivalência e à transformação de estruturas do texto, assinale a alternativa que reescreve o período “Se oficializado pela medicina, o órgão pode ser considerado o maior do corpo humano (título que hoje é da pele).” (linhas de 9 a 11), mantendo a coerência e a coesão da informação.

A Conforme oficializado pela medicina, o órgão é considerado o maior do corpo humano (título que hoje é da pele).

B Embora oficializado pela medicina, o órgão será considerado o maior do corpo humano (título que hoje é da pele).

C Contanto que seja oficializado pela medicina, o órgão poderá ser considerado o maior do corpo humano (título que hoje é da pele).

D Mesmo que seja oficializado pela medicina, considera-se que ele é o maior órgão do corpo humano (título que hoje é da pele).

E Quando oficializado pela medicina, o órgão foi considerado o maior do corpo humano (título que hoje é da pele).

 

QUESTÃO 6

Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: IFF

O paralelismo sintático e a correção gramatical do texto CG4A1CCC seriam preservados se o segmento “a perseguição política, racial ou religiosa” (ℓ. 7 e 8) fosse substituído por

A a perseguição política, de raça, ou por religião.

B a perseguição por política, de raça ou pela religião.

C ser perseguido politicamente, por raça, e de religião.

D a perseguição por posição política, por raça ou por religião.

E a perseguição politicamente, de raça e de religiosidade.

 

 

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA E

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA D

Nenhum comentário:

Postar um comentário