O Windows 10 é o sistema operacional da Microsoft que sucedendo o Windows 8.1. Foi lançado no dia 01 de outubro de 2014.
No vídeo Abaixo tem este texto em áudio e vídeo
Mas o que é um sistema operacional?
Podemos dizer que o sistema operacional é o software mais importante do computador. O sistema operacional é responsável por gerenciar os recursos do computador, bem como servir de suporte para a execução de programas de aplicação e é o responsável por controlar dispositivos de entrada e saída.
O sistema operacional tem três encargos principais: gerenciar a execução de programas e ações realizadas na memória, gerenciar o armazenamento de arquivos e gerenciar as atividades de entrada e saída. (caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: FUNDATEC Órgão: CIGA-SC);
Antes de entrarmos no Windows 10, temos alguns conceitos que costuma cair muito em concursos públicos sobre sistemas operacionais.
São termos case-sensitive, preemptividade, multisessão, multitarefa e multiprocessamento:
Case-sensitive
Case-sensitive é quando um programa diferencia caixa alta e caixa baixa, ou seja, caracteres maiúsculos de minúsculos e comportar-se diferente por causa disso, portanto levará isto em consideração para nomeação de pastas e arquivos. Se o sistema for case-sensitive, você poderá nomear dois arquivos com o mesmo nome, mas escrito em maiúsculas e minúsculas pois o sistema reconhece como dois nomes diferentes;
Ex.: JANELA.TXT, Janela e janela.txt
Windows: Não é case-sensitive – não reconhece como sendo dois nomes diferentes. ou seja, para o Windows são nomes equivalentes (iguais).
Linux: É case-sensitive – reconhece como sendo dois nomes distintos (diferentes)
Preemptividade
Preemptivo significa que o sistema operacional pode interromper temporariamente um processo em execução, com a intenção de voltar à tarefa depois. Estas alterações são conhecidas como trocas de contexto;
Windows: É preemptivo
Linux: É preemptivo
Para não haver confusão, um sistema que é não-preemptivo significa que um processo em execução não pode ser interrompido pelo sistema operacional.
Multisessão
Um sistema multisessão permite haver várias contas de usuários em um único computador, podendo ser acessados ao mesmo tempo;
Windows: É multisessão
Linux: É multisessão
Multitarefa
Um sistema multitarefa permite executar mais de um aplicativo ao mesmo tempo em primeiro plano;
Windows: É multitarefa
Linux: É multitarefa
Multiprocessamento
Multiprocessamento é a capacidade de um sistema operacional executar simultaneamente dois ou mais processos. Pressupõe a existência de dois ou mais processadores.
Windows: É multiprocessamento
Linux: É multiprocessamento
Conceitos importantes
Para se gravar dados em qualquer dispositivo de armazenamento e necessário um sistema de arquivos (file system), basicamente é um conjunto de estruturas lógicas que indica como os arquivos devem ser gravados e lidos pelo sistema operacional do computador. É ele que determina como as informações podem ser guardadas, acessadas, copiadas, alteradas, nomeadas e até apagadas. Ex.: NTFS (New Technology File System).
NTFS
O NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos primário para versões recentes do Windows e do Windows Server, fornece um conjunto completo de recursos, incluindo descritores de segurança, criptografia, cotas de disco e metadados avançados. Ele tem maior confiabilidade, maior segurança e suporte a volumes grandes. Fonte: Microsoft
Espaço de armazenamento
Os espaços de armazenamento ajudam a proteger os dados contra falhas de drive e a expandir o armazenamento ao longo do tempo, conforme vão sendo adicionadas unidades ao computador. Pode-se usar espaços de armazenamento para agrupar duas ou mais unidades em um pool de armazenamento e usar a capacidade desse pool para criar unidades virtuais chamadas espaços de armazenamento.
Sensor de armazenamento (Storage Sense)
O sensor de armazenamento (Storage Sense) gerencia o espaço em disco de modo a liberar espaço em disco removendo itens como arquivos temporários e itens da lixeira de forma automática, excluir arquivos antigos e monitorar tipos de arquivos específicos.
Com este recurso, você fica sabendo a quantidade de memória do sistema operacional que está sendo ocupada e escolher em qual mídia de armazenamento deseja salvar seus aplicativos, documentos, músicas, fotos e vídeos por padrão.
Menu de atalhos
Ao clicar com o botão direito do mouse no sistema operacional Windows 10, será exibido um menu de atalho relacionado ao objeto ou área onde o clique foi realizado. Esse menu contém opções específicas e variadas, dependendo do contexto, permitindo ações como copiar, colar, excluir, renomear, entre outras, de acordo com o objeto ou área selecionada.
Painel de controle
É onde fica os itens de configurações de dispositivos e opção de utilização como som, data e hora, aparência e o funcionamento do Windows. Você também pode desinstalar programas dentre outras funções.
Lixeira
Armazena temporariamente os arquivos excluídos.
Mover arquivos para a lixeira não libera espaço em disco. (caiu em concurso – Ano: 2022 Banca: FCM Órgão: FAMES);
Compactação e extração de conteúdo a partir de arquivos zip
Arquivos do tipo ZIP são amplamente utilizados, sobretudo quando se lida com questões de armazenagem de dados. No sistema Windows®, tal como na versão Windows 10, uma forma para gerar um arquivo do tipo ZIP, a partir de dois outros arquivos, é selecionar ambos os arquivos, clicar no botão direito do mouse para, em seguida, escolher a opção de enviar para pasta compactada. (caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: CS-UFG Órgão: Prefeitura de Goiatuba – GO);
Controle dos pais
É uma ferramenta de segurança onde o Windows 10 permite que sejam definidos controles de proteção para a família, incluindo o acesso a sites, limites de tempo de acesso e quais aplicativos e jogos podem ser visualizados ou comprados.
Gerenciador de tarefas
Ferramenta onde você visualiza os processos e execução no sistema, como o consumo de recursos de cada processo. Monitora também a memória e CPU.
A função da ferramenta “Gerenciador de Tarefas” no sistema operacional Windows é monitorar o desempenho do sistema e encerrar processos que estão consumindo muitos recursos. (caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: Fênix Concursos Órgão: Prefeitura de São Bernardino – SC);
Atalho direto: Ctrl + Shift + Esc Atalho indireto: Ctrl + Alt + Del
Prompt de Comando/ CMD
No Windows 10, o Prompt de Comandos é uma ferramenta poderosa que oferece uma variedade de comandos para realizar tarefas diversas no sistema.
Aplicativo de linha de comado disponível na maioria dos sistemas operacionais Windows, é usado para executar os comandos inseridos. Esses comandos têm como função automatizar tarefas por meio de scripts e arquivos em lotes, executando desde funções administrativas avançadas até a solução de certos tipos de problemas do sistema operacional. Também é conhecido como shell de comando. (caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: IVIN Órgão: Prefeitura de Canto do Buriti – PI);
cmd: prompt de comando. No Microsoft Windows, numa janela do “command” (cmd), pode-se navegar pelos diretórios e alterar arquivos e diretórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário