quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Telegram

 Redes sociais: Telegram

 

ATENÇÃO: Coloquei no final do artigo/ vídeo várias questões de concursos, que recomendo que faça todas, pois além de fixar melhor o conteúdo, você entenderá como este assunto é pedido nos concursos.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo


O Telegram foi criado pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov em 2013 na Rússia.

É um serviço de mensagens instantânea gratuita e baseado na nuvem, onde você envia e recebe mensagens de texto, áudio, imagem e vídeo, além de arquivos de diversos formatos.

Disponível para celulares Android, iOS, Windows Phone, Ubuntu Touch, Firefox OS e computadores Windows, OS X, GNU/Linux e também como Aplicação web.

Este serviço pode ser acessado através de celulares (smartphones), computadores e tablets e tem mais de 500 milhões de usuários ativos.

 

Segurança:

 

  • Utiliza criptografia de ponta a ponta utilizando a combinação simétrica AES de 256-bits, RSA 2048-bit e troca de chaves seguras Diffie–Hellman.
  • As conversas comuns não tem a criptografia ponta a ponta e caso você queira ter esta segurança a mais você deve ativar manualmente conversa a conversa o chat secreto.

Chat comum: Os chats comuns utilizam criptografia de cliente-servidor e pode ser acessado a partir de vários dispositivos. (não usa a criptografia ponta a ponta).

Chat secreto: Já as conversas secretas que deletam as mensagens automaticamente nos dois dispositivos no tempo definido pelo usuário usa a criptografia de ponta a ponta e só pode ser acessado a partir dos dois dispositivos participantes (cliente-cliente). Na tecnologia ponta a ponta nem os administradores do Telegram conseguem acessar estas mensagens.

  • O Telegram também tem o recurso conhecido como “autenticação de dois fatores” que aumenta a proteção do aplicativo. Ao acessar o número de telefone em outro dispositivo, antes de liberar a conta, o Telegram pede ao usuário a senha estipulada durante a verificação de duas etapas.

Ele é um aplicativo de código fonte aberto, ou seja, é um software livre e open source com suporte a builds verificáveis.

É considerado o mais rápido do mercado.

 

Sincronização: Você pode acessar em todos os aparelhos como celulares, tablets e computadores ao mesmo tempo, podendo por exemplo, começar a escrever uma mensagem em um dispositivo e terminar no outro, pois os apps do Telegram são independentes.

 

Ele oferece armazenamento na nuvem de forma gratuita e ilimitada para backups e com isso, você pode enviar qualquer tipo de mídias e arquivos de qualquer tamanho e será armazenado na nuvem sem ocupar espaço no seu dispositivo.

Grupos de conversa com até 200.000 membros, podendo compartilhar documentos e mídias de até 2 GB cada. Isto torna o Telegram o aplicativo de mensagens que permite o maior número de usuários por grupo.

Ele oferece ferramentas de edição de fotos e vídeos, stickers (figurinhas animadas), emojis animados e temas personalizáveis.

Ele tem também a função “Pessoas próximas” onde você pode encontra pessoas e grupos num raio de 8 a 10 km de você.

Você pode usar até 3 contas diferentes no mesmo aplicativo.

 

QUESTÕES DE CONCURSOS

 

QUESTÃO 1

Ano: 2021 Banca: Quadrix Órgão: CRC-AP

Diante do aumento dos ataques hacker a contas de e-mail e a contas de aplicativos, como, por exemplo, o Telegram, via celular, para garantir maior proteção no acesso à conta, deve-se

A acessar esses aplicativos somente via bluetooth.

B evitar a conexão do celular a outras redes Wi-Fi.

C acessá-la somente via 3G, 4G ou 5G.

D utilizar senha que contenha letras, números e símbolos.

E utilizar two-factor authentication.

 

QUESTÃO 2

Ano: 2021 Banca: IDIB Órgão: CRECI-PE - 7ª Região

As redes sociais conectam pessoas de todos os tipos e lugares por meio de seus interesses e valores. Essas redes podem existir no ambiente físico, real, ou no ambiente online, virtual, onde realmente se disseminaram e se tornaram conhecidas por todos ao redor do mundo. No mundo virtual, essas redes sociais são conhecidas pelos aplicativos criados especialmente para esse fim. Sobre o tema, assinale a alternativa que indica corretamente o aplicativo de mensagens que permite o maior número de usuários por grupo.

A Telegram

B WhatsApp

C Skype

D Snapchat

 

QUESTÃO 3

Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRBM 5º Região

No dia 12 de junho de 2019, foi informado que um suposto hacker invadiu o grupo do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no Telegram. Segundo a Revista Isto é, o suposto hacker teria escrito que acessa “quem quiser e quando quiser”, além de se identificar como tal, escrevendo “hacker aqui”.

Internet: <www.tecmundo.com.br> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item.

O Telegram utiliza um sistema de verificação de segurança em duas etapas que, segundo o aplicativo, é inviolável.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 4

Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRBM 5º Região

No dia 12 de junho de 2019, foi informado que um suposto hacker invadiu o grupo do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no Telegram. Segundo a Revista Istoé, o suposto hacker teria escrito que acessa “quem quiser e quando quiser”, além de se identificar como tal, escrevendo “hacker aqui”.

Internet: <www.tecmundo.com.br> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item.

O Telegram, aplicativo de mensagens de texto e de voz de propriedade do Facebook, é um rival do russo WhatsApp.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 5

Ano: 2018 Banca: IMA Órgão: Prefeitura de Benedito Leite – MA

Alguns aplicativos de comunicação podem ser utilizados em Smartphones, Tablets e computadores, destinados a troca de mensagens instantâneas permitindo uma comunicação entres seus usuários.

Considerando os Aplicativos abaixo:

I. Telegram.

II. Whatsapp.

III. Facebook Messenger.

IV. Skype.

É correto afirmar que são aplicativos que permitem a troca de mensagens instantâneas.

A Apenas I, II e III

B Apenas II e III

C Apenas II, III e IV

D I, II, III e IV

 

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA E

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 CERTO

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 ERRADO

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA D

Nenhum comentário:

Postar um comentário