quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Noções de ética empresarial e profissional

 Noções de ética empresarial e profissional

 

Mas o que é ética?

Ética é um grupo de princípios básicos que pretende regular a conduta e modo de agir de um grupo social.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo


A ética é um ramo da filosofia que estuda a moral, os diferentes sistemas públicos de regras, seus fundamentos e suas características, para assim pôr em prática o que for o correto.

De uma maneira mais simples, a ética estuda os costumes das pessoas em sociedade, criando princípios e valores para guiar as pessoas a terem atitudes corretas e dentro da lei, que não interfira no direito de outras pessoas.

Hoje várias classes utilizam a palavra ética para indicar os valores de seu grupo social, como a ética médica, ética publica ou mesmo a ética de uma empresa que é definido por ética profissional e empresarial.

A ética empresarial são os valores que a empresa transmite à sociedade e a ética profissional tem a ver com os as normas que formam o relacionamento entre seus colaboradores.

Vamos falar agora sobre cada uma delas

 

Ética empresarial

A ética empresarial são os valores e princípios morais que a empresa transmite para a sociedade. É a sua imagem corporativa perante todas as pessoas que ela tem contato, como seus funcionários, fornecedores, clientes e concorrentes. Toda empresa pública ou privada, pequena ou grande deve ter ética empresarial, ou seja, tem que ter responsabilidade social e ambiental, se preocupando com as necessidades da sociedade. Hoje todos estão muito atento na hora de comprar um produto ou se relacionar com as empresas. Uma empresa que consolida sua ética empresarial perante todos, tem uma tendência maior de atrair clientes, melhores colaboradores e investidores.

Uma empresa ética se preocupa com o relacionamento de seus funcionários, fazendo com que tenham também boas atitudes e valores positivos para que haja o máximo de cooperação entre eles gerando não só um ambiente melhor, mas também um acréscimo na produtividade e lucro da empresa.

 

Ética profissional

A ética profissional tem a ver com os as normas que formam o relacionamento entre seus colaboradores. Estas normas devem direcionar para que seus funcionários tenham ações baseadas em valores éticos e morais.

A ética profissional também norteiam os princípios que direcionam a conduta no exercício de uma profissão como a ética médica, ética no setor público ou de qualquer empresa.

Todas as profissões hoje regulamentadas tem seus códigos de ética, que são um conjunto de regras na qual o profissional deve respeitar, estando sujeito a fiscalização de seus conselhos, caso a desrespeitem.

Apesar de existirem vários códigos de ética, elas na verdade são muito parecidas, pois se baseiam em princípios éticos universais como igualdade, liberdade, solidariedade, honestidade, justiça, responsabilidade e respeito.

Hoje o mundo atravessa um momento complicado em nível de comportamento humano e por causa disso, todos os profissionais que têm uma conduta ética acaba se destacando transmitindo uma maior credibilidade junto a seus colegas de trabalho ou clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário