sexta-feira, 27 de agosto de 2021

O que é Marketplace?

 Marketplace

 

Marketplace é como um shopping virtual, ou seja, é um local onde se reúne diversas lojas como parceiras de vendas de produtos ou serviços. Ele surgiu no Brasil em 2012.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo


O marketplace é uma loja que tem uma marca consolidada que oferece uma estrutura de vendas para que outros lojistas possam gerar negócios.

Existem marketplaces de serviços, produtos novos e usados, consumidor final, empresas e etc…

A vantagem que o um comprador encontra em um único lugar, vários vendedores do mesmo produto que está procurando, só que com preços e condições de vendas diferentes, como parcelamento maior ou frete grátis.

Exemplos bem conhecidos são o Mercado Livre, Shoptime e OLX.

Só para constar o marketplace apesar de ser também uma loja virtual, conceitualmente podemos dizer que são diferentes.

A loja virtual é normalmente uma loja própria onde você tem total domínio sobre ela, ou seja, pode fazer o que quiser. No Marketplace o espaço é compartilhado onde sua concorrência está ao seu lado e existem regras que você tem que respeitar.

 

Como todo negócio, o marketplace tem suas vantagens e desvantagens:

 

Vantagens

Tem mais visibilidade: Tem muito mais clientes acessando o local, ampliando as possibilidades de vendas e consequentemente aumentando seu faturamento.

Menor custo: A estrutura de vendas já vem pronta para usar

Consumidores diversificados: Vários consumidores que não iriam a sua loja, passa a visitá-la e com isso você pode diversificar os produtos oferecidos aumentando seu faturamento.

O Marketplace tem SEO (Otimização para Mecanismos de Buscas) mais otimizados

 

Desvantagens

Dificuldade de transferência de seus clientes para sua loja virtual, ou seja, se por algum motivo você sair da plataforma, você perderá seus clientes.

A sua marca não se destaca, pois quando o consumidor compra no marketplace e diz que comprou deles e não de sua marca.

A sua concorrência está ao seu lado, então você terá que ter bons argumentos de vendas para se destacar em relação a ela.

Como disse, você não tem domínio total sobre o marketplace, podendo a plataforma alterar algum serviço ou taxa, que dificulte ou encareça suas vendas.

 

O marketplace está tendo um forte crescimento, onde a grande maioria das vendas na internet é feita através de um marketplace.

 

Principais marketplace do Brasil 2021:

1. Mercado Livre

2. Americanas

3. OLX

4. Magazine Luiza

5. Amazon

 

Marketplace banking

Seu objetivo principal é integrar os meios de pagamentos, ou seja, integrar os serviços bancários com soluções avançadas de forma simples e transparente.

Os bancos conectam fornecedores de serviços de terceiros a potenciais clientes. O marketplace banking ajuda os bancos a diversificarem seus negócios, oferecendo outros serviços de varejo, e não se limitando a apenas conceder empréstimos ou vender seguros. Esta parceria com o banco dão maior visibilidade aos fornecedores parceiros aumentando suas vendas.

Este sistema é muito utilizado por bancos novos, pois ainda não tem como oferecer serviços completo a seus clientes reduzindo o tempo e custo para se posicionar no mercado. Este banco oferece uma conta corrente dele e agrega com serviços de terceiros, mas com sua responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário