sexta-feira, 16 de julho de 2021

Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial) Parte 4

 Operadores supervisionados pela CVM

 

Antes de falar sobre a Bolsa de Valores e a Bolsa de Mercadorias e Futuros, vou dar uma breve explicação sobre a B3.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo



B3

 

No Brasil, a única bolsa de valores existente é a B3 (Brasil, bolsa, balcão), resultado da fusão entre as antigas Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) e Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos) em 2008, mas somente 2017 é que a B3 teve a autorização para esta unificação. A bolsa de valores do Rio de Janeiro fechou, unificando com a Bovespa.

 

Mesmo sendo uma única Bolsa, elas continuam atuando nos diferentes segmento.

 

Simplificando a B3:

Bovespa: Negociação de ações (renda fixa/ variável)

BM&F: Mercado futuro (renda variável)

Cetip: Registro de títulos privados (Renda fixa)

 

A B3

Negocia:

Commodities

Juros

Moedas

Renda fixa

Renda variável

Formador de mercado

Leilões

 

A B3

Registra

Derivativos de Balcão

Derivativos Contratados no Exterior

Contrato de Netting

Renda fixa e valores mobiliários

Operações Estruturadas

Cotas de Fundo Aberto

Mitigadores de Risco

SRO - Operações de Seguro

Outra entidade que atua na regulação é a BSM Supervisão de Mercados, empresa integrante da B3 e criada para fiscalizar os mercados administrados pela própria bolsa.

 

Bolsa de Valores

 

A Bolsa de valores são sociedades anônimas ou associações civis, que mantém um local ou sistema para a realização de transações de compra e venda de ações de sociedades de capital aberto (público e privado) e outros valores mobiliários, em mercado aberto e fiscalizado pela CVM.

As Bolsas são ambientes físicos ou virtuais organizados para compra e venda de ações, derivativos e outros valores mobiliários. Para que as transações ocorram, é necessário que funcione, de forma harmoniosa, toda uma cadeia de serviços de negociação e pós-negociação, o que, no Brasil, caracteriza o setor como sendo verticalmente integrado.

As corretoras e distribuidoras dão suporte aos clientes com várias informações para ajudarem na compra e venda de ações, inclusive com o home broker (plataforma online de compra e vendas de ações).

 

Temos 3 tipos de investidores:

 

Individual (pessoa física): Cada vez mais crescentes

Institucionais: Fundos de pensão e fundos de investimentos

Estrangeiros: Investidores de outros países, normalmente são grandes investidores

 

Bolsa de Mercadorias e Futuros

 

As bolsas de mercadorias e futuros são associações privadas civis, com objetivo de efetuar o registro, a compensação e a liquidação, física e financeira, das operações realizadas em pregão ou em sistema eletrônico. Para tanto, devem desenvolver, organizar e operacionalizar um mercado de derivativos livre e transparente, que proporcione aos agentes econômicos a oportunidade de efetuarem operações de hedging (proteção) ante flutuações de preço de commodities agropecuárias, índices, taxas de juro, moedas e metais, bem como de todo e qualquer instrumento ou variável macroeconômica cuja incerteza de preço no futuro possa influenciar negativamente suas atividades. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa e são fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários.

Nela, são negociadas ações, cotas de fundos de investimento, preços de bens agrícolas e recursos naturais (commodities), além de títulos públicos e privados.

As bolsas de mercadorias e futuros são regulamentadas pela CVM e Bacen.

 

Diferença entre bolsa de valores e bolsa de mercadorias e futuros

 

A Bolsa de Valores negocia ações, que são basicamente pequenas parcelas de empresas compradas e vendidas dentro desse ambiente controlado.

Já a Bolsa de Mercadorias e Futuros negocia commodities através de derivativos agrícolas e ativos financeiros, como taxas de juros, câmbio, e também através de títulos e índices.

Para negociar na BM&F, você pode comprar um contrato futuro. Eles são acordos de compra e venda negociados pela internet. Estas mercadorias não são comercializadas fisicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário