quarta-feira, 12 de maio de 2021

Redes sociais

 Redes sociais

 

ATENÇÃO: No final deste artigo/ vídeo tem várias questões de concursos, que recomendo que faça todas, pois além de fixar melhor o conteúdo, você entenderá como este assunto é pedido nos concursos.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo


 

Redes sociais são locais onde pessoas ou empresas compartilham informações.

A principal característica das redes sociais é a promoção da conectividade entre várias pessoas simultaneamente, por meio de listas de amigos, seguidores e até mesmo desconhecidos.

As redes sociais integram membros com interesses e ideologias ligados pela relevância de um determinado assunto e/ou negócio proporcionando integração e interatividade por meio de comunicação e compartilhamento de conteúdo.

Estas redes podem ser de relacionamento, como o Facebook ou profissionais como o Linkedin.

As principais são: Facebook, Whatsapp, Youtube, Instagram, Twitter, Linkedin, Pinterest, Flickr, Myspace, Snapchat e agora mais recentemente o tik tok.

 

Facebook: Seu foco principal é o compartilhamento de assuntos pessoais de seus membros. Foi criada em 2004 por Mark Zuckerberg e outros. Também pode ser usada para divulgação de negócios pelas empresas e vender seus produtos. Nela você pode impulsionar publicação para ter mais visibilidade dentro de um público específico.

WhatsApp: É uma rede para mensagens instantânea. Faz também ligações telefônicas através da internet gratuitamente. Ela tem uma criptografia de ponta a ponta que assegura que somente você e a pessoa com que você está se comunicando possam ler o que é enviado e ninguém mais, nem mesmo essa rede social. Essa rede social descreve que “as suas mensagens estão seguras com cadeados e somente você e a pessoa que as recebe possuem as chaves especiais necessária para destrancá-los e ler as mensagens”. Segundo o WhatsApp a criptografia de ponta a ponta assegura que suas mensagens, fotos, vídeos, mensagens de voz, atualizações de status, documentos e ligações estão seguras e não cairão em mãos erradas.

Youtube: Rede que pertence ao Google e é especializada em vídeos. Possui também uma opção de comunidade, onde você pode postar textos, imagens e fazer pesquisa. As pessoas que trabalham no Youtube é chamado de Youtuber. O YouTube é muito utilizada por artistas para se promover fazendo com que dependam muito menos dos meios de comunicação (rádio e TV) e gravadoras.

Instagram: Foi criada em 2010 e comprada pelo Facebook em 2012. É uma rede focada no compartilhamento de fotos, mas pode ser colocado vídeos também. Nela é possível postar várias fotos de produtos e divulgar seu negócio por meio online. Em 2018 foi lançado o IGTV, para publicar vídeos maiores, pois os vídeos no Instagram tem um limite de um minuto.

Twitter: Rede social que funciona como um microblog onde você pode seguir ou ser seguido, ou seja, você pode ver em tempo real as atualizações que seus contatos fazem e eles as suas. Tamanho dos textos é de até 280 caracteres, conhecidos como “tweets”. O serviço pela internet é gratuito, mas caso você queira utilizar SMS pode haver cobrança da operadora.

Linkedin: É a maior rede profissional do mundo e tem como objetivo conectar profissionais de todo o mundo, focando no crescimento de suas carreiras, permitindo assim, a empresa a buscar pelos perfis profissionais nessa rede social. Voltada para negócios. A pessoa que participa desta rede quer manter contatos para ter ganhos profissionais no futuro, como um emprego por exemplo.

Pinterest: Rede social focada em compartilhamento de fotos, mas também compartilha vídeos.

Flickr: Rede social para compartilhar imagens

Myspace: Rede social americana de relacionamento criada em 2003. Além do perfil pessoal. Ela tem também um sistema interno de e-mail, fóruns e grupos.

Snapchat: Rede para mensagens baseado em imagens. Com ele você edita imagens e vídeos e escolhe o tempo que a imagem ficará no visor do amigo de sua lista.

Tik Tok: É uma rede social lançada em 2014 e ficou mais popular a partir de 2019. É uma rede social onde você pode criar vídeos curtos e engraçados. A ideia é explorar a criatividade do usuário e viralizar na internet. É uma rede social divertida e direcionada aos jovens.

Tiktokers: Influenciadores desta rede social.

 

Questões sobre redes sociais

 

QUESTÃO 1

Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: TRE-PA

No século XXI houve a criação de diversas redes sociais para diferentes públicos e finalidades. Sobre redes sociais para profissionais, assinale a alternativa correta.

A Facebook

B LinkedIn

C Orkut

D Twitter

 

QUESTÃO 2

Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Linhares – ES

Facebook, Instagram e Twitter são softwares conhecidos como:

A Redes Sociais.

B WebMail.

C Correio Eletrônico.

D Sistema operacional.

E Comércio Eletrônico.

 

QUESTÃO 3

Ano: 2019 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CGE – CE

A promoção da conectividade entre várias pessoas simultaneamente, por meio de listas de amigos, seguidores e até mesmo desconhecidos, é a principal característica

A da tecnologia social.

B do marketing social.

C da comunicação de massa.

D de redes sociais.

E de mídias sociais.

 

QUESTÃO 4

Ano: 2019 Banca: FAFIPA Órgão: CREA-PR

Com o avanço tecnológico surgiu várias Redes Sociais buscado espaço na rede de internet. Observe o contexto: “maior rede profissional do mundo, com aproximadamente 550 milhões de usuários, com objetivo de conectar profissionais de todo o mundo, focando no crescimento de suas carreiras, permitindo assim, a empresa a buscar pelos perfis profissionais nessa rede social”.

O texto apresentado descreve sobre a Rede Social:

A Hotmail.

B Linkedin.

C Facebook.

D Twitter.

E Instagram.

 

QUESTÃO 5

Ano: 2019 Banca: FUNCERN Órgão: Prefeitura de Apodi – RN

A criptografia de ponta a ponta de uma rede social assegura que somente você e a pessoa com que você está se comunicando possam ler o que é enviado e ninguém mais, nem mesmo essa rede social. Essa rede social descreve que “as suas mensagens estão seguras com cadeados e somente você e a pessoa que as recebe possuem as chaves especiais necessária para destrancá-los e ler as mensagens”. Segundo essa rede social, a criptografia de ponta a ponta assegura que suas mensagens, fotos, vídeos, mensagens de voz, atualizações de status, documentos e ligações estão seguras e não cairão em mãos erradas. Além disso, cada grupo criado nela pode ter no máximo 256 membros. Essa rede social é conhecida pelo nome de

A Whatsapp.

B Telegram.

C Instagram.

D Flickr.

 

QUESTÃO 6

Ano: 2019 Banca: IBAM Órgão: Câmara de Santo André – SP

Atualmente é muito comum o uso dos recursos das redes sociais, definidas como estruturas formadas na internet, por pessoas e organizações que se conectam a partir de interesses ou valores comuns, sites e aplicativos que operam em níveis diversos, como profissional e de relacionamento, mas sempre permitindo o compartilhamento de informações entre pessoas elou empresas. Entre as redes sociais, uma é direcionada particularmente para reunir profissionais, com interesses empresariais e de trabalho, permitindo a interatividade entre os profissionais, ao passo que outra visa prioritariamente o compartilhamento de fotos e vídeos entre usuários. São exemplos desses dois tipos de redes sociais, respectivamente:

A Linkedin e Instagram.

B Instagram e Dropbox.

C Dropbox e Spotify.

D Spotify e Linkedin.

 

QUESTÃO 7

Ano: 2018 Banca: FUNCERN Órgão: Consórcio do Trairí – RN

 

Sandra tem uma loja de roupas e deseja aumentar o lucro de suas vendas montando uma conta em uma rede social, na qual possa postar várias fotos dos seus produtos e divulgar bastante sua loja por esse meio online. A melhor alternativa para Sandra abrir sua conta é:

A No Youtube.

B No Instagram.

C No WhatsApp.

D No Skype.

 

QUESTÃO 8

Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Câmara Municipal de Araraquara – SP

Assinale, das alternativas abaixo, a única que identifica corretamente o aplicativo de redes sociais muito utilizado atualmente em smartphones:

A YouTube

B Gmail

C Skype

D WhatsApp

E Angry Birds

 

QUESTÃO 9

Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Linhares – ES

Facebook, Instagram e Twitter são softwares conhecidos como:

A Redes Sociais.

B WebMail.

C Correio Eletrônico.

D Sistema operacional.

E Comércio Eletrônico.

 

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 7 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 8 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 9 LETRA A



Nenhum comentário:

Postar um comentário