segunda-feira, 31 de maio de 2021

Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage)

 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage)

 

ATENÇÃO: Coloquei no final do artigo várias questões de concursos, que recomendo que faça todas, pois além de fixar melhor o conteúdo, você entenderá como este assunto é pedido nos concursos.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo


 

O armazenamento de dados na nuvem é quando você guarda suas informações na internet através de um provedor de serviços na nuvem que gerencia o armazenamento dos dados.

Para acessar os arquivos na nuvem é necessário estar conectado na internet (online).

Com este serviço você elimina seus custos com infraestrutura de armazenamento físico de dados. Além disso, você pode acessar seus documentos em qualquer lugar ou dispositivo (todos sincronizados).

Estes provedores de armazenamento cobram um valor proporcional ao tamanho de sua necessidade, mantendo seus dados seguros.

O armazenamento na nuvem é um ambiente online onde as pessoas ou empresas armazenam seus dados. Além de fazer backup em seu computador, você pode criar cópias também na nuvem te dando mais agilidade e segurança. 

Com o armazenamento na nuvem você pode trabalhar remotamente de qualquer lugar.

Você pode acessar seus dados na nuvem através de protocolos como o SOAP (Simple Object Access Protocol), protocolo destinado à circulação de informações estruturadas entre plataformas distribuídas e descentralizadas ou usando uma API (Application Programming Interface, traduzindo, Interface de Programação de Aplicações) que integra os sistemas que tem linguagens diferentes de maneira rápida e segura.

 

Os benefícios do armazenamento na nuvem são:

Diminuição do custo de hardware para armazenamento e você só paga o que realmente necessita e ainda é fácil e rápido aumentar o espaço caso necessite.

Quando você for contratar o serviço de armazenamento na nuvem você deve levar em consideração:

Que a instalação de seus dados sejam em várias instalações para caso haja algum problemas no servidor, erro humano ou outro motivo, você não perca seus dados.

Os dados tem que estar disponíveis sempre que necessários

Os dados devem sempre estar criptografados para tem maior segurança e todas as permissões na nuvem devem funcionar tão bem quanto se você estivesse na sua própria infraestrutura.

 

Temos também outros tipos de computação na nuvem como:

 

Nuvem pública: Voltada para pessoas físicas, esta nuvem é composta por sites que disponibilizam um pequeno espaço de armazenamento gratuitamente e oferecem planos para expandir a capacidade. Ideal para quem quer testar o serviço de cloud storage ou possui um pequeno volume de dados e não necessita de um alto nível de segurança e desempenho. Sua alocação de dados são feitas em servidores externos. 

 

Nuvem Comunitária: São pessoas ou organizações que tem objetivos comum acabam utilizando este serviço para dividir os custos de uso e manutenção. Elas podem estar dentro das empresas ou em outra empresa terceirizada. 

 

Nuvem Privada: Esta nuvem é projetada para uso exclusivo de uma única empresa, nas dependências da qual todo o hardware (storages e servidores) fica alocado. A empresa possui controle total da implementação das aplicações na nuvem.

 

Nuvem híbrida: Seria a mistura de todas as outras nuvens, aproveitando o que tem de melhor delas. Normalmente as informações consideradas mais importantes ficam na nuvem privada e as que não são tão relevantes eles colocam na pública ou comunitária. Nela é possível armazenar dados sigilosos por meio do sistema local e pela nuvem.

 

Serviços de armazenamento na nuvem:

 

Principais serviços de armazenamento na nuvem: Dropbox, Google Drive, One Drive (Microsoft), Icloud (Apple), Box Drive e Mega.

Temos serviços na nuvem open source (código aberto) que são gratuitos e sem limitações. O mais conhecido é o OwnCloud que é serviço de armazenamento e sincronização de arquivos. Ele disponibiliza  serviços através de uma intranet com funcionalidades semelhantes ao Dropbox ou Google drive.  

 

Tipos de armazenamento na nuvem:

IaaS, PaaS, SaaS, DaaS, CaaS e DBaas

 

IaaS - Infrastructure as a Service (infraestrutura como serviço)

Você aluga uma infraestrutura de tecnologia e provedor, com acesso a recursos de computação e armazenamento. Como se fosse um HD virtual.

Ex.: Google Drive

 

PaaS - Plataform as a Service (plataforma como serviço)

A plataforma como serviço são serviços de computação em nuvem com gerenciamento e criação de aplicativos de software. Ele tem ferramentas de desenvolvimento, serviços de BI (business intelligence) e sistemas de gerenciamento de banco de dados.

Ex.: Windows Azure

 

SaaS - Software as a Service (software como serviço)

O software como serviço é um método para a distribuição de aplicativos de software pela Internet baseado em assinaturas.

Ex.: Google Docs

 

DaaS - Desktop as a Service (Área de trabalho como serviço)

Seria um Desktop virtual, ou seja, como se fosse seu pc na nuvem.

 

CaaS - Communication as a Service (Comunicação como Serviço)

Comunicação única hospedada em data center do provedor.

 

DBaas - Data Base as a Service (Banco de dados como Serviço):

Fornece armazena e acesso de volumes de dados

 

Para finalizar o conteúdo gostaria de fazer uma observação. Muitos perguntam qual é a diferença entre armazenamento na nuvem (cloud storage) e Computação na nuvem (cloud computing). A diferença principal é que o armazenamento na nuvem visa armazenar e compartilhar dados e a computação na nuvem você consegue trabalhar e alterar os dados de longe. Por causa disso a computação na nuvem necessita de mais processamento e o armazenamento na nuvem precisa de mais espaço.

 

QUESTÕES DE CONCURSO

QUESTÃO 1

concurso do TRT de 2018 feita pela FCC

Ao pesquisar sobre cloud storage, um Técnico verificou que há diferentes tipos de armazenamento em nuvem, dependendo de como o storage é feito, dentre os quais estão:

I. Voltada para pessoas físicas, esta nuvem é composta por sites que disponibilizam um pequeno espaço de armazenamento gratuitamente e oferecem planos para expandir a capacidade. Ideal para quem quer testar o serviço de cloud storage ou possui um pequeno volume de dados e não necessita de um alto nível de segurança e desempenho.

II. Dividida entre clientes com negócios em comum, que rateiam os custos de utilização e manutenção, esta nuvem pode ser hospedada e gerenciada dentro das empresas ou, então, terceirizada.

III. Esta nuvem é projetada para uso exclusivo de uma única empresa, nas dependências da qual todo o hardware (storages e servidores) fica alocado. A empresa possui controle total da implementação das aplicações na nuvem.

Os tipos de I, II e III são, correta e respectivamente,

A FaaS, SaaS e IaaS.

B nuvem pública, comunitária e privada.

C IaaS, CaaS e SaaS.

D nuvem gratuita, híbrida e corporativa.

E IaaS, EaaS e PaaS.

 

QUESTÃO 2

Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: SAEB-BA

Marcos deseja migrar seu backup de arquivos pessoais, que atualmente encontra-se em seu computador, para nuvem. Assinale a alternativa correta para exemplos de serviços de armazenamento de arquivos em nuvem.

A Dropbox e Google Chrome

B Firefox e Mozilla

C Google Arq e Team Viewer

D Dropbox e Google Drive

E Google Arq e Firefox

 

QUESTÃO 3

Ano: 2019 Banca: FAFIPA Órgão: CREA-PR

Com o avanço da tecnologia, a necessidade de armazenamento de arquivos cresceu rapidamente. O Armazenamento em Nuvem proporciona ao usuário a facilidade de acessar seus arquivos de qualquer local desde que tenha acesso à internet. Dos serviços apresentados abaixo, marque qual é utilizado especificamente para armazenamento em nuvem:

A Cloud Coding.

B Dropbox.

C Zimbra.

D ZilaFile.

E Winrar.

 

QUESTÃO 4

Ano: 2019 Banca: UFAC Órgão: UFAC

O Armazenamento na Nuvem (Cloud) é uma extensão da Computação na Nuvem, um importante e interessante recurso, uma vez que permite o armazenamento de documentos de forma que possam ser acessados e compartilhados para outras pessoas através da internet, além de servir como recurso de armazenamento de segurança (backup). São exemplos de serviços de armazenamento na nuvem:

A OneDrive e Google Drive

B Dropbox e Cortana

C Google Drive e Cortana

D Skype e Google Drive

E Skype e Dropbox

 

QUESTÃO 5

Ano: 2019 Banca: IESES Órgão: Prefeitura de São José – SC

Dentre as utilidades dos serviços de cloud storage (armazenagem na nuvem), assinale a alternativa INCORRETA:

A Acessar arquivos quando não se está no local do seu computador, como por exemplo fora do escritório ou em viagens.

B Acessar arquivos quando estiver sem acesso à internet.

C Compartilhar arquivos com os pares.

D Fazer backup de dados.

 

QUESTÃO 6

Ano: 2019 Banca: FUNCERN Órgão: Prefeitura de Apodi – RN

O texto abaixo é parte de uma propaganda de um fornecedor de serviços de armazenamento de dados na nuvem:

Mantenha a produtividade quando você estiver fora do escritório. É possível acessar seus arquivos sem estar online, isso significa que os arquivos mais importantes sempre estarão com você”

Na prefeitura do município de Nárnia, utilizam esse serviço da Microsoft que é denominado de

A GDrive.

B Dropbox.

C Gigadrive.

D OneDrive.

 

QUESTÃO 7

Ano: 2019 Banca: FAUEL Órgão: Prefeitura de Jandaia do Sul – PR

Leia com atenção o texto abaixo:

Esta tecnologia permite guardar dados na internet por meio de um servidor online sempre disponível. Nela, o usuário pode armazenar arquivos, documentos e outras informações sem precisar de um HD no seu computador”.

O texto apresentado se refere CORRETAMENTE a qual termo?

A Armazenamento de dados em Nuvem

B Desktop

C Pacote Office

D Hardware

 

QUESTÃO 8

Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Itapemirim – ES

 

Ao gravar dados no OneDrive, o profissional estará utilizando:

A Armazenagem em Real Time.

B Computação On-Line.

C Armazenagem virtual.

D Armazenagem na nuvem.

E Block Time Computing.

 

QUESTÃO 9

Ano: 2019 Banca: FUNCERN Órgão: Prefeitura de Apodi – RN

O texto abaixo é parte de uma propaganda de um fornecedor de serviços de armazenamento de dados na nuvem:

Mantenha a produtividade quando você estiver fora do escritório. É possível acessar seus arquivos sem estar online, isso significa que os arquivos mais importantes sempre estarão com você”

Na prefeitura do município de Nárnia, utilizam esse serviço da Microsoft que é denominado de

A GDrive.

B Dropbox.

C Gigadrive.

D OneDrive.

 

QUESTÃO 10

Ano: 2019 Banca: IESES Órgão: Prefeitura de São José – SC

O armazenamento em cloud ou armazenamento na nuvem, tornou-se bastante popular nos últimos anos. Sobre ele, é INCORRETO afirmar que:

A Armazena dados na Internet por meio de um provedor de computação na nuvem, que gerencia e opera o armazenamento físico de dados como serviço.

B É útil pois nem sempre é fácil estimar a quantidade de armazenamento que sua você precisará

C Possui restrições de local no acesso dos dados. Podendo ser acessado somente na rede interna da empresa.

D Com o armazenamento na nuvem, não é necessário adquirir hardware.

 

QUESTÃO 11

Ano: 2020 Banca: CONTEMAX Órgão: Prefeitura de Alagoa Nova – PB

São exemplos de serviços de armazenamento em nuvem:

A Dropbox, iCloud, OneNote

B iCloud, Box Drive, Mega

C Google Meet, Mega, OneDrive

D Google Drive, Warp Drive, Mega Drive

E OneNote, OneDrive, Mega Drive

 

QUESTÃO 12

Ano: 2020 Banca: EDUCA Órgão: Prefeitura de Cabedelo – PB

Armazenamento em Nuvem ou Cloud Storage é um modelo de armazenamento de arquivos online que permite que você mantenha seus dados sincronizados com todos os seus dispositivos, tais como tablets, smartphones, notebooks e Desktops. Essencialmente os dados ficam armazenados em um servidor seguro e todas as alterações realizadas em qualquer um de seus dispositivos são propagadas para os outros sincronizados nesse servidor (desde que os mesmos estejam conectados a internet).

O armazenamento cloud pode ser feito em:

I. Nuvem pública.

II. Nuvem Comunitária.

III. Nuvem Privada.

IV. Nuvem híbrida.

Estão CORRETAS:

A I, II, III.

B I, II, III, IV.

C III, IV.

D II, III, IV.

E I, II, IV.

 

QUESTÃO 13

Ano: 2020 Banca: EDUCA Órgão: Prefeitura de Cabedelo – PB

Na última década, o paradigma de computação na nuvem tem sido adotado amplamente por empresas públicas e privadas, com o objetivo de tornar suas operações mais eficientes. Dentro desse paradigma se destaca o armazenamento em nuvem, modelo que permite o armazenamento de dados em servidores que ficam hospedados em provedores de computação na nuvem.

Sobre o armazenamento em nuvem, é INCORRETO afirmar que:

A Os servidores da nuvem apenas permitem o armazenamento de documentos, planilhas, apresentações, imagens e vídeos.

B Arquivos armazenados na nuvem podem ser acessados de diferentes plataformas: computadores de mesa, notebooks, e smartphones.

C É possível utilizar alguns serviços de armazenamento em nuvem sem instalar programas, bastando apenas utilizar o navegador de Internet.

D Uma das vantagens do modelo de armazenamento em nuvem para empresas é que as empresas não precisam adquirir recursos de hardware específicos para este fim.

E Ao se utilizar de serviços de computação em nuvem, como por exemplo o armazenamento em nuvem, empresas evitam os custos associados a manter um espaço físico para os servidores de armazenamento.

 

QUESTÃO 14

Ano: 2019 Banca: IESES Órgão: Prefeitura de São José – SC

Dentre as utilidades dos serviços de cloud storage (armazenagem na nuvem), assinale a alternativa INCORRETA:

A Acessar arquivos quando estiver sem acesso à internet.

B Compartilhar arquivos com os pares.

C Acessar arquivos quando não se está no local do seu computador, como por exemplo fora do escritório ou em viagens.

D Fazer backup de dados.

 

QUESTÃO 15

Ano: 2019 Banca: IESES Órgão: Prefeitura de São José – SC

Dentre as utilidades dos serviços de cloud storage (armazenagem na nuvem), assinale a alternativa INCORRETA:

A Acessar arquivos quando não se está no local do seu computador, como por exemplo fora do escritório ou em viagens.

B Fazer backup de dados.

C Acessar arquivos quando estiver sem acesso à internet.

D Compartilhar arquivos com os pares.

 

QUESTÃO 16

Ano: 2019 Banca: IESES Órgão: Prefeitura de São José – SC

Dentre as utilidades dos serviços de cloud storage (armazenagem na nuvem), assinale a alternativa INCORRETA:

A Fazer backup de dados.

B Acessar arquivos quando não se está no local do seu computador, como por exemplo fora do escritório ou em viagens.

C Compartilhar arquivos com os pares.

D Acessar arquivos quando estiver sem acesso à internet.

 

QUESTÃO 17

Ano: 2021 Banca: IESES Órgão: Prefeitura de Palhoça – SC

O tipo de rede onde é possível armazenar dados sigilosos por meio do sistema local e pela nuvem, é chamado de:

A Rede privada.

B Rede alternada.

C Rede híbrida.

D Rede pública.

 

QUESTÃO 18

Ano: 2021 Banca: FAUEL Órgão: Prefeitura de Catanduvas – PR

______________________é um recurso interessante porque permite guardar dados na internet por meio de um servidor online sempre disponível. Nele, o usuário pode armazenar arquivos, documentos e outras informações sem precisar de um HD no seu computador.

Qual das alternativas preenche CORRETAMENTE a lacuna acima?

A Armazenamento de dados em Nuvem

B Desktop Windows

C Pacote Office

D Hardware Interno

 

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 7 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 8 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 9 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 10 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 11 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 12 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 13 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 14 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 15 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 16 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 17 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 18 LETRA A

Nenhum comentário:

Postar um comentário