terça-feira, 6 de abril de 2021

Windows 10 Manipulação de arquivos e pastas Parte 1

 Windows 10 Manipulação de arquivos e pastas Parte 1

 

Manipulação de arquivos e pastas

 

ATENÇÃO:
A manipulação de arquivos e pastas é um conteúdo extenso, por isso, dividi o assunto em 4 vídeos.

Você verá que o assunto está bem teórico, mas é assim que são pedidos nos concursos.

Nos próximos vídeos terão mais imagens do Windows 10, pois trataremos sobre o Explorador de arquivos e imagens são necessárias para a compreensão do assunto.

No último vídeo (parte 4) colocarei 23 questões de concursos, que recomendo que faça todas, pois além de fixar melhor o conteúdo, você entenderá como este assunto é pedido nos concursos.

Se preferir, no vídeo abaixo tem a postagem em áudio e vídeo:



Como criar uma pasta ou arquivo:

Como criar pasta:

 

Na área de trabalho: Clique como o botão direito na área de trabalho, vai na opção novo e depois clique em pasta.

No menu iniciar: Clica em qualquer programa com o botão direito do mouse, clica em “mais” e clique em abrir local do arquivo. Você será direcionado para a pasta programas no explorador de arquivo. Aí é só clicar com o botão direito do mouse e ir em novo, depois pasta.

No explorador de arquivos: Localize a pasta onde quer criar outra pasta e clique como o botão direito do mouse e “novo” e clique em “pasta” ou pressionar a sequência de teclas de atalho [Ctrl] + [Shift] + [N] resulta na criação de uma nova pasta.

 

Como criar arquivo:

 

Os arquivos são criados dentro dos aplicativos de que você está usando como Word, Excel, Photoshop e dentro outros. É só ir em arquivo e clicar em “novo”.

 

Renomeando pastas e arquivos:

Clique com o botão direito do mouse na pasta ou arquivo e clique em “Renomear”

 

Excluir pasta ou arquivo

Clique no arquivo e tecle a tecla “Delete” ou clique com o botão direito do arquivo e selecione “Excluir”.

Se você clicar DELETE, Por padrão, o arquivo ou pasta vai direto para a Lixeira.

Se clicar no atalho SHIFT + DELETE o arquivo ou pasta será excluído sem passar pela lixeira.

 

Movendo e copiando um arquivo ou pasta

No Windows 10 você pode mover ou copiar o arquivo apenas arrastando (mantendo o botão esquerdo pressionado) com o mouse. Se estiver na mesma unidade de disco, você move a pasta ou arquivo, mas se estiverem em unidade de disco diferente a pasta ou arquivo será copiado.

Para mover um arquivo entre partições diferentes do sistema operacional Windows 10, você deve clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse, mantendo-o pressionado e mover o arquivo para a partição de destino e escolher a ação de mover. (caiu em concurso)

Outra maneira é clicar como o botão direito na pasta ou arquivo, clique em “Recortar” e vai até a pasta de destino e clique com o botão direito e vai na opção “Colar”.

E temos também as teclas de atalhos Ctrl + X (Recortar) e depois Ctrl + V (Colar)

 


No próximo artigo/ vídeo (parte 2) Falarei sobre o Gerenciador de arquivos e pastas conhecido como Explorador de arquivos no Windows 10 e Windows Explorer nas outras versões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário