segunda-feira, 19 de abril de 2021

Correio eletrônico

 Correio eletrônico

ATENÇÃO: Fiz este conteúdo em duas partes. Na segunda coloquei 31 questões de concursos recentes, que recomendo que faça todas, pois além de fixar melhor o conteúdo, você entenderá como este assunto é pedido nos concursos.

O correio eletrônico, também conhecido como e-mail, é um programa onde você troca mensagens pela internet como documentos, imagens e áudios através de uma rede de computadores. Estas mensagens são armazenadas na caixa postal, onde você pode ler, apagar, escrever, anexar arquivos dentre outras funções.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo


Você pode acessar seus e-mails através de um webmail ou correio eletrônico, eles seriam a sua caixa de correios no mundo virtual.

É um modo assíncrono de comunicação, ou seja, o remetente e destinatário não precisam estar presentes ao mesmo tempo no momento do envio da mensagem.

Os aplicativos de correio eletrônico são os clientes de e-mail (Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird) e os webmail (Yahoo e Gmail).

 

Qual a diferença entre webmail e correio eletrônico?

 

Simples, no Webmail (Yahoo ou Gmail) seus arquivos estão armazenados na internet e só pode acessar através de seu navegador (Firefox ou Google Chrome) e só pode ler conectado na internet (online). Já o correio eletrônico (Thunderbird ou Outlook) você acessa com uma conexão de internet e pode baixar seus e-mails, mas depois pode ler na hora que quiser sem precisar estar conectado na internet (off-line).

Os principais servidores de Webmail do mercado são Gmail, Yahoo!Mail e Hotmail

ATENÇÃO: Um webmail que as vezes cai em concursos é o SquirrelMail. Ele é um software livre e foi desenvolvido por Nathan e Luke Ehresman.

 

Os principais clientes de e-mail do mercado são:

Outlook: cliente de e-mails nativo do sistema operacional Microsoft Windows.

Mozilla Thunderbird: é um cliente de e-mails e notícias open-source e gratuito criado pela Mozilla Foundation (mesma criadora do Mozilla Firefox).

ATENÇÃO: Costuma as vezes cair em concursos o eM Client que também é um cliente de e-mail que é baseado em Windows e MacOS para enviar e receber e-mails, gerenciar calendários, contatos e tarefas. Ele dá suporte a bate papo ao vivo.

 

Para que um e-mail seja válido, ele deve possuir três partes:

1 – Nome do Recipiente.

2 – Símbolo @.

3 – Nome do domínio.

O símbolo arroba (@) é obrigatório e no endereço só pode aparecer uma única vez.

 

Formatos válidos de endereços:

nome@provedor.com.br

nome@servidor.com.br

usuario@provedor.br

 

Em sua caixa de mensagem você encontra:

Caixa de Entrada: São as mensagens recebidas

Enviados ou caixa de saída: e-mail enviados pelo usuário. É registrada a data e a hora de envio da mensagem.

Rascunhos: E-mail em processo de escrita e não enviados. Você caso queira pode compor e revisar a mensagem antes de enviá-la.

Spam: É a caixa onde ficam os e-mails suspeitos e as publicidades não solicitadas.

Lixeira: Os e-mails deletados.

As mensagens de e-mail são constituídas de cabeçalho (ou assunto), texto (corpo), data de envio e recebimento, remetente e destinatário.

 

No próximo artigo/ vídeo falarei sobre características e vantagens do e-mails e seus protocolos. colocarei também 31 questões de concursos recentes, que recomendo que faça todas, pois além de fixar melhor o conteúdo, você entenderá como este assunto é pedido nos concursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário