Internet das Coisas
ATENÇÃO: Coloquei no final do artigo algumas questões de concursos, que recomendo que faça todas, pois além de fixar melhor o conteúdo, você entenderá como este assunto é pedido nos concursos.
A internet teve algumas evoluções que foram chamadas de Web 1.0, Web 2.0 e Web 3.0
Se preferir, no vídeo abaixo tem a postagem em áudio e vídeo:
Web 1.0 – Estática: As pessoas somente navegavam procurando conteúdos em blogs, redes sociais, portais de notícia e etc..
Web 2.0 – Computação na nuvem
Web 3.0 ou Web semântica: Uso de sensores RFID, etiquetas QR Codes e integração de objetos à internet como carro e celulares por exemplo que é chamado de Internet das coisas (IoT). A internet das coisas por gerar informações e a habilidade de extração de conhecimento dos objetos, é chamado também de web semântica.
A Internet das Coisas, no inglês Internet of Things (IoT) é uma rede de objetos físicos (coisas) conectados pela internet interagindo entre si e o usuário como sensores de temperatura e luminosidades no prédio, fechaduras, veículos, maquinário, e outros equipamentos que ajudam a tomar decisões mais eficientes baseadas nos dados gerado por esta rede.
Na internet das coisas, os objetos podem prover comunicação entre usuários e dispositivos, viabilizando diversas aplicações, tais como coleta de dados de pacientes e monitoramento de idosos e sensoriamento de ambientes de difícil acesso.
Esta conexão pela internet ajuda também a controlar remotamente estes objetos.
O objetivo da internet das coisas é nos dar conforto ou produtividade, pois as informações conectadas dá mais praticidade e segurança para tudo.
Qualquer objeto que usamos no dia a dia que consiga se conectar na internet é internet das coisas e se ela interagir com outras coisas terá sua função ou utilidade aumentada.
A função principal da internet das coisas é controlar o objeto remotamente
Alguns exemplos:
Monitoramento de saúde: Um médico pode acompanhar seu paciente em casa do consultório;
Monitoramento de exercícios: Relógios que medem distância, velocidade e batimento cardíaco;
Monitoramento de trânsito: empresas que controlam o trânsito pode controlar os semáforos online mudando o tempo conforme a necessidade do momento.
Monitoramento de segurança: Câmeras de segurança na empresa ou em casa.
Outro exemplo do dia a dia é quando um dispositivo que mede a temperatura ambiente interna de um escritório e envia essa informação pela internet é considerado internet das coisas.
Podemos verificar que existem possibilidades infinitas para a internet das coisas
QUESTÃO DE CONCURSOS
QUESTÃO 1
Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: BRB
Acerca da Internet das Coisas, assinale a alternativa correta.
A Internet das Coisas é uma forma mais econômica de acesso à internet, a qual permite que dispositivos como geladeiras ofereçam internet a celulares e computadores de usuários, dispensando a necessidade de aquisição de roteadores ADSL à parte.
B Como exemplo de Internet das Coisas, é correto citar um dispositivo que mede a temperatura ambiente interna de um escritório e envia essa informação pela internet.
C Um exemplo de Internet das Coisas é o bitcoin, que é uma moeda virtual e iniciou a era da Internet das Moedas, com bancos virtuais sem agências.
D A Internet das Coisas opera separadamente da Internet das Pessoas e, por isso, não é possível enviar os dados coletados por dispositivos conectados à Internet das Coisas para a nuvem.
E A Internet das Coisas tem grande aplicação em ambientes domésticos e escritórios, mas pouca em ambientes industriais.
QUESTÃO 2
Ano: 2019 Banca: NC-UFPR Órgão: Prefeitura de Curitiba – PR
Sobre a IoT (Internet das coisas) e seus blocos básicos de construção, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Na IoT, os objetos podem prover comunicação entre usuários e dispositivos, viabilizando diversas aplicações, tais como coleta de dados de pacientes e monitoramento de idosos e sensoriamento de ambientes de difícil acesso.
( ) Comunicação: bloco básico essencial, visto que é primordial identificar os objetos para conectá-los à Internet. Tecnologias como RFID, NFC (Near Field Communication) e endereçamento IP podem ser empregados para identificar os objetos.
( ) Computação: sensores coletam informações sobre o contexto em que os objetos se encontram e, em seguida, armazenam/encaminham esses dados para um armazém de dados, centros de armazenamento ou nuvem (cloud).
( ) Semântica: refere-se à habilidade de extração de conhecimento dos objetos na IoT.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A V – F – F – V.
B F – V – V – F.
C V – V – F – F.
D F – F – V – F.
E F – V – F – V.
QUESTÃO 3
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: DPE-MT
As opções a seguir exemplificam aplicações da tecnologia conhecida como “internet das coisas”, a qual possibilita conectar objetos do nosso dia a dia à rede mundial de computadores, à exceção de uma. Assinale-a.
A Tênis inteligente
B CD player portátil
C Óculos conectados
D Refrigerador High Tech
E Smart TV
QUESTÃO 4
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: ABIN
A respeito de Internet das coisas (IoT), julgue o item que se segue.
Em uma residência, caracteriza uma solução de IoT a instalação de um detector de fumaças capaz de gerar alertas em caso de fumaça e ser acionado, a partir de um smartphone, para iniciar um mecanismo de reação.
Certo
Errado
RESPOSTAS DAS QUESTÕES
RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA B
RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA A
RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA B
RESPOSTA DA QUESTÃO 4 CERTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário