quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Internet das coisas

 Internet das Coisas

ATENÇÃO: Coloquei no final do artigo algumas questões de concursos, que recomendo que faça todas, pois além de fixar melhor o conteúdo, você entenderá como este assunto é pedido nos concursos.

A internet teve algumas evoluções que foram chamadas de Web 1.0, Web 2.0 e Web 3.0

 

Se preferir, no vídeo abaixo tem a postagem em áudio e vídeo:


Web 1.0 – Estática: As pessoas somente navegavam procurando conteúdos em blogs, redes sociais, portais de notícia e etc..

Web 2.0 – Computação na nuvem

Web 3.0 ou Web semântica: Uso de sensores RFID, etiquetas QR Codes e integração de objetos à internet como carro e celulares por exemplo que é chamado de Internet das coisas (IoT). A internet das coisas por gerar informações e a habilidade de extração de conhecimento dos objetos, é chamado também de web semântica.

A Internet das Coisas, no inglês Internet of Things (IoT) é uma rede de objetos físicos (coisas) conectados pela internet interagindo entre si e o usuário como sensores de temperatura e luminosidades no prédio, fechaduras, veículos, maquinário, e outros equipamentos que ajudam a tomar decisões mais eficientes baseadas nos dados gerado por esta rede.

Na internet das coisas, os objetos podem prover comunicação entre usuários e dispositivos, viabilizando diversas aplicações, tais como coleta de dados de pacientes e monitoramento de idosos e sensoriamento de ambientes de difícil acesso.

Esta conexão pela internet ajuda também a controlar remotamente estes objetos.

O objetivo da internet das coisas é nos dar conforto ou produtividade, pois as informações conectadas dá mais praticidade e segurança para tudo.

Qualquer objeto que usamos no dia a dia que consiga se conectar na internet é internet das coisas e se ela interagir com outras coisas terá sua função ou utilidade aumentada.

A função principal da internet das coisas é controlar o objeto remotamente

 

Alguns exemplos:

Monitoramento de saúde: Um médico pode acompanhar seu paciente em casa do consultório;

Monitoramento de exercícios: Relógios que medem distância, velocidade e batimento cardíaco;

Monitoramento de trânsito: empresas que controlam o trânsito pode controlar os semáforos online mudando o tempo conforme a necessidade do momento.

Monitoramento de segurança: Câmeras de segurança na empresa ou em casa.

Outro exemplo do dia a dia é quando um dispositivo que mede a temperatura ambiente interna de um escritório e envia essa informação pela internet é considerado internet das coisas.

Podemos verificar que existem possibilidades infinitas para a internet das coisas

 

QUESTÃO DE CONCURSOS

QUESTÃO 1

Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: BRB

Acerca da Internet das Coisas, assinale a alternativa correta.

A Internet das Coisas é uma forma mais econômica de acesso à internet, a qual permite que dispositivos como geladeiras ofereçam internet a celulares e computadores de usuários, dispensando a necessidade de aquisição de roteadores ADSL à parte.

B Como exemplo de Internet das Coisas, é correto citar um dispositivo que mede a temperatura ambiente interna de um escritório e envia essa informação pela internet.

C Um exemplo de Internet das Coisas é o bitcoin, que é uma moeda virtual e iniciou a era da Internet das Moedas, com bancos virtuais sem agências.

D A Internet das Coisas opera separadamente da Internet das Pessoas e, por isso, não é possível enviar os dados coletados por dispositivos conectados à Internet das Coisas para a nuvem.

E A Internet das Coisas tem grande aplicação em ambientes domésticos e escritórios, mas pouca em ambientes industriais.

 

QUESTÃO 2

Ano: 2019 Banca: NC-UFPR Órgão: Prefeitura de Curitiba – PR

Sobre a IoT (Internet das coisas) e seus blocos básicos de construção, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Na IoT, os objetos podem prover comunicação entre usuários e dispositivos, viabilizando diversas aplicações, tais como coleta de dados de pacientes e monitoramento de idosos e sensoriamento de ambientes de difícil acesso.

( ) Comunicação: bloco básico essencial, visto que é primordial identificar os objetos para conectá-los à Internet. Tecnologias como RFID, NFC (Near Field Communication) e endereçamento IP podem ser empregados para identificar os objetos.

( ) Computação: sensores coletam informações sobre o contexto em que os objetos se encontram e, em seguida, armazenam/encaminham esses dados para um armazém de dados, centros de armazenamento ou nuvem (cloud).

( ) Semântica: refere-se à habilidade de extração de conhecimento dos objetos na IoT.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A V – F – F – V.

B F – V – V – F.

C V – V – F – F.

D F – F – V – F.

E F – V – F – V.

 

QUESTÃO 3

Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: DPE-MT

 

As opções a seguir exemplificam aplicações da tecnologia conhecida como “internet das coisas”, a qual possibilita conectar objetos do nosso dia a dia à rede mundial de computadores, à exceção de uma. Assinale-a.

A Tênis inteligente

B CD player portátil

C Óculos conectados

D Refrigerador High Tech

E Smart TV

 

QUESTÃO 4

Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: ABIN

A respeito de Internet das coisas (IoT), julgue o item que se segue.

Em uma residência, caracteriza uma solução de IoT a instalação de um detector de fumaças capaz de gerar alertas em caso de fumaça e ser acionado, a partir de um smartphone, para iniciar um mecanismo de reação.

Certo

Errado

 

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

 

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 CERTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário