Sistemas de replicação de dados
O que é replicação de dados?
Hoje cada vez mais está aumentando os negócios pelos meios digitais e é essencial que os serviços online estejam sempre ativos independente do tamanho da empresa.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Já imaginou quanto se perderá de oportunidades de negócios e vendas se houver uma queda do sistema.
A replicação de dados é um processo que garante a continuidade dos serviços mesmo se houver falhas no sistema, mantendo ativo a infraestrutura de TI.
A replicação de dados copia todas as informações da infraestrutura da empresa para vários ambientes exatamente igual a original.
Na prática se um serviço fica indisponível, ou seja, apresente falhas em um ambiente, ele utiliza o serviço do outro ambiente.
A cópia tem todas as ferramentas ativas e operacional da empresa, pois está em constante atualização e sincronização com a original.
Sincronização de dados
A sincronização normalmente é feito na nuvem, mantendo assim uma cópia exata do que é usada na empresa, garantido a informação caso haja falhas.
A cópia instantânea e fiel dos dados e transações, efetuada em qualquer momento, é conhecida como replicação síncrona.
A replicação de dados aumenta a probabilidade de manter sistema de TI funcionando e com isso, garantir sua rotina de trabalho mesmo que haja falhas.
Há uma redução de risco devido a replicação de dados, fazendo com que os gestores de TI evitem o máximo de tempo que o sistema fique indisponível (downtime) quando há uma falha, pois transfere a área afetada para outra, mantendo a rotina de atividades desta área comprometida, enquanto ele soluciona o problema causado pela falha.
Com a replicação de dados, a leitura é distribuída pelas máquinas da rede e com isso melhora o desempenho geral do sistema.
As falhas que acabam deixando o sistema indisponível pode ter várias causas como malware, problema no hardware e mesmo uma atualização de software.
Métodos de replicação de dados
Método passivo
No método passivo, a replicação de dados não é em tempo real, mas através da sincronização entre os ambientes.
Neste método o retorno das atividades é mais demorada e pode haver perdas
Ele é um método que tem um custo mais baixo, pois exige menor configuração de hardware
Método ativo
Já neste método a replicação de dados ocorre em tempo real em todos os ambientes e não atrapalha o desempenho e normalmente não ocorre perdas e consegue cobrir mais tipos de falhas.
Ele é considerado mais seguro porque disponibiliza vários serviços ao mesmo tempo.
QUESTÕES DE CONCURSOS
QUESTÃO 1
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SERPRO
Replicação de dados é uma técnica de armazenamento de dados para manter automaticamente a disponibilidade dos dados, a despeito das falhas do servidor.
Certo
Errado
QUESTÃO 2
Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: MPE-AM
Replicação de banco de dados é a cópia dos dados de uma base de dados original para outra base, permitindo que sejam disponibilizados em um ou mais sites. A cópia instantânea e fiel dos dados e transações, efetuada em qualquer momento, é conhecida como replicação
A momentânea.
B imediata.
C simétrica.
D síncrona.
E relativa.
RESPOSTAS DAS QUESTÕES
RESPOSTA DA QUESTÃO 1 CERTO
RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA D
Nenhum comentário:
Postar um comentário