sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Sistemas de replicação de dados

 Sistemas de replicação de dados

 

O que é replicação de dados?

Hoje cada vez mais está aumentando os negócios pelos meios digitais e é essencial que os serviços online estejam sempre ativos independente do tamanho da empresa.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo


Já imaginou quanto se perderá de oportunidades de negócios e vendas se houver uma queda do sistema.

A replicação de dados é um processo que garante a continuidade dos serviços mesmo se houver falhas no sistema, mantendo ativo a infraestrutura de TI.

A replicação de dados copia todas as informações da infraestrutura da empresa para vários ambientes exatamente igual a original.

Na prática se um serviço fica indisponível, ou seja, apresente falhas em um ambiente, ele utiliza o serviço do outro ambiente.

A cópia tem todas as ferramentas ativas e operacional da empresa, pois está em constante atualização e sincronização com a original.

 

Sincronização de dados

 

A sincronização normalmente é feito na nuvem, mantendo assim uma cópia exata do que é usada na empresa, garantido a informação caso haja falhas.

A cópia instantânea e fiel dos dados e transações, efetuada em qualquer momento, é conhecida como replicação síncrona.

A replicação de dados aumenta a probabilidade de manter sistema de TI funcionando e com isso, garantir sua rotina de trabalho mesmo que haja falhas.

Há uma redução de risco devido a replicação de dados, fazendo com que os gestores de TI evitem o máximo de tempo que o sistema fique indisponível (downtime) quando há uma falha, pois transfere a área afetada para outra, mantendo a rotina de atividades desta área comprometida, enquanto ele soluciona o problema causado pela falha.

Com a replicação de dados, a leitura é distribuída pelas máquinas da rede e com isso melhora o desempenho geral do sistema.

As falhas que acabam deixando o sistema indisponível pode ter várias causas como malware, problema no hardware e mesmo uma atualização de software.

 

Métodos de replicação de dados

 

Método passivo

No método passivo, a replicação de dados não é em tempo real, mas através da sincronização entre os ambientes.

Neste método o retorno das atividades é mais demorada e pode haver perdas

Ele é um método que tem um custo mais baixo, pois exige menor configuração de hardware

 

Método ativo

Já neste método a replicação de dados ocorre em tempo real em todos os ambientes e não atrapalha o desempenho e normalmente não ocorre perdas e consegue cobrir mais tipos de falhas.

Ele é considerado mais seguro porque disponibiliza vários serviços ao mesmo tempo.

 

QUESTÕES DE CONCURSOS

QUESTÃO 1

Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SERPRO

Replicação de dados é uma técnica de armazenamento de dados para manter automaticamente a disponibilidade dos dados, a despeito das falhas do servidor.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 2

Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: MPE-AM

Replicação de banco de dados é a cópia dos dados de uma base de dados original para outra base, permitindo que sejam disponibilizados em um ou mais sites. A cópia instantânea e fiel dos dados e transações, efetuada em qualquer momento, é conhecida como replicação

A momentânea.

B imediata.

C simétrica.

D síncrona.

E relativa.

 

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 CERTO

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA D

Nenhum comentário:

Postar um comentário